sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estudantes italianos em intercâmbio em Minas vão estudar energia de biomassa


Aprendizado é o combustível que move os 15 estudantes italianos do Politecnico di Torino (Polito) que chegaram nesta quinta-feira (23) em Belo Horizonte para um curso na área de energia de biomassa. Como contrapartida do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, coordenado pela Subsecretaria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) Minas Gerais compartilha com esses alunos a expertise em um campo de conhecimento estratégico e bem desenvolvido no Estado.

Em cerimônia realizada no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) o grupo recebeu as boas-vindas. “Esses jovens fazem parte de um projeto pioneiro no Brasil para troca de conhecimento e terão acesso à expertise do Estado na área de biomassa. Mais que uma oportunidade para troca de experiências, o Programa é uma iniciativa que reforça os laços entre Minas Gerais e Piemonte”, enfatizou o subsecretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, apresentou aos jovens os projetos do Governo de Minas para o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de inovação bem como as políticas para o incremento do uso da biomassa como fonte de energia no Estado. “Existem hoje três Arranjos Produtivos Locais (APLs) no setor: Etanol, no Triângulo Mineiro, Biodiesel e Óleos Vegetais, no Norte de Minas, e Biomassa e Carvão Vegetal, na região Central. O trabalho é implantado com base em três pilares: rede laboratorial e de tecnologia e inovação e núcleos de inteligência competitiva”, explicou.

Nas palavras do presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Giacomo Regaldo, o Programa permitirá aos jovens experimentar o real ambiente de negócios e de estudos em um país estrangeiro. “Em um mundo de intensa troca de conhecimentos, profissionais qualificados e cosmopolitas são cada vez mais demandados pelo mercado. Em Minas Gerais, os estudantes vão encontrar uma fonte de excelência”, acredita.

Expectativas

Em sua primeira viagem ao Brasil, Paolo Carletto, estudante de Engenharia Química em Polito, espera que o aprendizado adquirido aqui seja um diferencial no futuro, quando chegar ao mercado de trabalho. “A área de biomassa vem ganhando destaque na Itália e o país tem interesse em aperfeiçoar o setor, tendo em vista que tais fontes de energia são menos poluentes que certos combustíveis utilizados atualmente. Certamente esse conhecimento será importante”, afirma.

Seu colega Italo Doberdo, do mesmo curso, também está entusiasmado com a capacitação. “É um novo mundo, tanto pelo campo de estudo quanto pela cultura de Minas Gerais”, revela. Segundo o professor-tutor Bensaid Samir, os alunos estão muito curiosos e motivados pela possibilidade de aprofundarem seus conhecimentos e também por conhecer Minas Gerais. “Eles deverão voltar à Itália com novos pensamentos e idéias”.
Agenda

O curso compreende quatro módulos, a serem ministrados pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Viçosa (UFV) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O primeiro contempla visitas técnicas a instituições diretamente inseridas na cadeia produtiva do biocombustível, biotecnologia e similares, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto de Ciências Agrárias. No campus da Unimontes, em Janaúba, no Norte de Minas, serão realizadas visitas a quatro laboratórios de análise e pesquisa.

Como parte do programa, os jovens conhecerão, ainda, as instalações da Fiat, V&M do Brasil, Petrobras e Sada Bio-Energia. Também foram planejadas experimentações nos laboratórios de análise de combustíveis da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

O segundo e o terceiro módulos, “Carvão Vegetal e Etanol” e “Biodiesel, Motores e Transformação de Biomassa” respectivamente, serão ofertados pela UFMG. Além das aulas, os estudantes poderão realizar experimentos, compreendendo melhor o processo de produção. Na UFV, o grupo participa do quarto e último módulo do curso: “Biotecnologia e Carvão Vegetal”. As tecnologias e processos da produção de carvão vegetal em viveiros e plantio de floresta energética finalizam a última semana de aulas.

Durante a capacitação, os jovens terão a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com doutores na área de energia de biomassa e diversos técnicos e experters mineiros. O grupo retorna a Turim em 22 de agosto.

Histórico

Em suas duas primeiras edições, o programa Jovens Mineiros enviou, no total, 40 estudantes de Design à região de Piemonte, na Itália, onde se localiza a província de Turim, que possui Acordo de Irmandade com Minas Gerais desde 1993. Os estudantes participaram de capacitação oferecida pelo Polito, preparada especialmente para atender aos alunos brasileiros.

Vinte estudantes universitários da área de Tecnologia da Informação (TI) partiram para Cingapura no último dia 19 de julho, acompanhados pelo professor tutor Edgar Afonso Lamounier Júnior, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Eles integram o grupo da terceira edição do Programa.
Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário