terça-feira, 21 de julho de 2009

Vice-governador lança o programa ProJovem Urbano


O vice-governador Antonio Augusto Anastasia lançou oficialmente, nesta terça-feira (21), o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano, em reunião com cerca de 70 prefeitos mineiros, no auditório do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte. Desenvolvido em uma parceira entre a União e Estado, e com apoio dos municípios, o objetivo do Programa é a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O programa tem duração de 18 a 20 meses.

O ProJovem Urbano tem a finalidade de executar ações integradas que propiciem aos jovens brasileiros a elevação do grau de escolaridade, visando à conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com práticas de solidariedade, exercício da cidadania e intervenção na realidade local.

“Esse é um projeto de cunho social muito importante, na medida em que permite uma oportunidade de retorno aos estudos daqueles jovens que, por diversos motivos, se ausentaram da sala de aula. Agora, há um estímulo para que eles voltem aos estudos”, disse o vice-governador.

Segundo ele, a participação dos municípios é fundamental na execução do ProJovem Urbano, já que cada cidade tem suas características e peculiaridades. “Caberá aos municípios, juntamente com o Instituto de Governança Social, que é vinculado ao Estado, a execução do Programa na esfera municipal, ou seja, a realização das aulas, os cursos de qualificação, o estímulo e a identificação dos professores. Esses projetos de caráter social têm vários desdobramentos a favor da inclusão social, diminuição da violência e participação cidadã; por isso são tão positivos”, explicou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário