quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cresce colocação de trabalhadores com mais de 50 anos


O número de pessoas acima de 50 anos que conseguiram colocação no mercado, por meio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), cresceu 6,62 % no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008. Foram 2.204 colocados, ante 2.067. Outro dado interessante é o de pessoas nessa faixa etária que se candidataram a uma vaga. São 16.012 inscritos de janeiro a junho deste ano, contra 11.974 nos mesmos meses do ano anterior: percentual 33% superior

Para a coordenadora do Sine Floresta, Mônica Duarte, a falta de qualificação dos mais jovens pode ser um dos motivos de algumas empresas optarem por profissionais mais experientes. “Muitas empresas buscam pessoas com mais idade em razão da experiência. Existe a demanda por esses profissionais e eles têm experiência,” avalia.

O pedreiro Jeci dos Reis, 60 anos, é um dos profissionais que conseguiram colocação por meio do Sine. “Trabalhava por conta própria e resolvi procurar emprego com carteira assinada. Fui a um posto do Sine e tudo foi muito rápido. Se tem a vaga, a empresa contrata mesmo. Antigamente tinha discriminação pela idade, mas hoje isso diminuiu muito, uns 40%”, arrisca.

Jeci deixa um recado para os trabalhadores que têm receio de procurar emprego, em razão da idade. “Essas pessoas têm que ir em frente porque, com certeza, tem muita vaga no mercado”.

Sine

Os postos do Sine prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Em Minas Gerais, são 108 postos de atendimento, coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Além de intermediar mão-de-obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário