quinta-feira, 23 de julho de 2009

Educação ambiental: Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promoverá encontro para observação de pássaros d


O Governo Aécio Neves por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza no próximo domingo (26) o 2º Avistavis, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O encontro começa às 7h e será uma oportunidade para os participantes observarem os pássaros da Unidade de Conservação (UC), aprenderem sobre as espécies e presenciarem momentos únicos. O evento tem a parceria do grupo de observadores de aves de Belo Horizonte, a Ecoavis.

De acordo com o gerente do Parque, Edmar Monteiro, biólogos e demais profissionais da Ecoavis vão trabalhar como guias no passeio, promovendo uma interação maior do participante com a UC e um melhor aproveitamento do passeio. “Eles conhecem as técnicas de observação e ao longo do passeio darão as devidas informações sobre os pássaros que aparecerem”, explica Monteiro. Para ele, a presença dos guias é de suma importância para aqueles que têm interesse em aprender sobre as espécies e costumes dos pássaros da região.

A prática do “birdwatching”, como é denominada a observação de pássaros, é útil na prestação de serviços à ciência, quando realizada por profissionais. Como hobby, é uma boa forma de relaxamento e de praticar exercícios, pois enquanto observa, o “birdwatcher” também caminha e adquire resistência física.

Essa é a segunda edição do Avistavis. A primeira aconteceu no dia 31 de maio deste ano. Segundo monteiro, o evento entrou para o calendário do Parque. A cada bimestre acontecerá uma edição. “Cada época do ano as espécies que aparecem são diferentes e acontecendo o ano inteiro o Avistavis possibilita o conhecimento de um maior número de aves”, explica.

Além de levar binóculos e câmeras para participar do encontro, os participantes são orientados a utilizar sapatos fechados e roupas de cores discretas. O passeio é gratuito e as vagas limitadas a 30 pessoas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone do Parque Estadual da Serra do Rola Moça: (31) 3386-8498.
Fonte: Minas em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário