sexta-feira, 24 de julho de 2009

Inverno em Minas atrai turistas e taxa de ocupação nos principais destino turísticos chega a 100% nos finais de semana


Levantamento realizado pelo Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em alguns dos principais destinos indutores mineiros, municípios que são trabalhados dentro da política pública do setor para se tornarem padrão de qualidade para o turista nacional e internacional, apontou grande movimentação de turistas nas férias de julho.

A taxa de ocupação nos estabelecimentos de hospedagem alcançou a média de 70% na primeira quinzena do mês, com picos de 100% nos finais de semana. A tendência é aumentar ainda mais até o final do mês, com lotação de hotéis e pousadas de diversas cidades em todo o Estado.

A superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha, avalia que o bom desempenho pode ser explicado por uma série de fatores, além das férias escolares.

“Mantemos uma política bem definida de promoção e divulgação de Minas para os mercados nacional e internacional, o que certamente contribuiu para aumentar o interesse do turista de conhecer os atrativos oferecidos no Estado. Também incentivamos a formatação de novos roteiros e a inserção dos mesmos nas grandes operadoras de turismo do país, num processo de diversificação da oferta turística mineira.”

Para a superintendente, a crise econômica e o risco de contaminação pelo H1N1 são outros fatores que diminuíram o interesse pelas viagens internacionais, refletindo no aumento do fluxo do turismo interno.

Taxas de ocupação

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Ouro Preto, na região Central de Minas, o município está alcançando taxa de ocupação próxima a 100% nos estabelecimentos de hospedagem, nos finais de semana de julho. De segunda a quarta-feira, este percentual estabiliza em 50%. O pico na movimentação começa na quarta-feira (70%) chegando perto da lotação nos finais de semana. Com base nestes números, estima-se que 75 mil turistas deverão se hospedar na cidade até o início de agosto. Além disso, 150 mil visitantes passarão em Ouro Preto neste período em excursões de curta duração.

Sul de Minas

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, foi eleito o melhor destino de inverno do país com 44% dos votos em eleição do site Viaje Aqui, promovida pelo Guia Quatro Rodas. A localidade conta com 174 hotéis e pousadas e, fazendo jus à fama, tem reservas esgotadas nos cem estabelecimentos mais tradicionais até o dia 2 de agosto.

A maioria dos municípios espera fechar o mês para consolidar os números de julho de 2009 para compará-los com julho de 2008, mas a Secretaria Municipal de Turismo de Camanducaia estima aumento de pelo menos 15% no número de turistas em julho deste ano comparado com o mesmo mês de 2008.

Neste mês, em função da alta temporada, Monte Verde que nos finais de semana recebe mais turistas de São Paulo, muda um pouco o perfil – continua recebendo turistas paulistas, mas também de Minas, do Distrito Federal e até de Pernambuco.

A taxa de ocupação dos meios de hospedagem em Tiradentes, na região do Campo das Vertentes, está chegando a 90%, de quarta-feira a domingo, neste mês de julho. De segunda a quarta-eira, a taxa é de 60%. A tendência é de manter estes números até o final de julho. No começo de agosto haverá possível queda, com nova alta na taxa de ocupação devido ao Festival de Gastronomia de Tiradentes, que acontecerá de 15 a 24 de agosto.

São Lourenço, no Sul do Estado, teve taxa de ocupação que variou de 70 a 85% nos finais de semana de julho. Os números foram apurados pelo Serviço Autônomo de Turismo de São Lourenço (Servtur), que consegue medir a quantidade de turistas devido ao controle para entrada nos dois principais atrativos, que são o Parque das Águas e o Trem das Águas.

A expectativa para a última semana de julho é ainda melhor. Os hotéis de São Lourenço deverão atingir 95% de ocupação. Muitos já não têm mais vagas para o período. O município espera receber 56 mil turistas até o dia 2 de agosto.

Em Poços de Caldas, também no Sul de Minas, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura registrou taxa de ocupação de 95% nos estabelecimentos de hospedagem no período de 9 a 12 de julho por causa do feriado, em São Paulo. A taxa média de ocupação deve ficar em 80% até o final de julho. A maioria dos visitantes é do interior de São Paulo.

A tendência é de ocupação menor na primeira semana de agosto, com novo pico no período de 15 a 23 de agosto, quando acontecerá a Festa UAI – um dos principais eventos do calendário de Poços de Caldas, que atrai milhares visitantes. Com base na atual taxa de ocupação e número de leitos, a cidade deverá receber 130 mil turistas até o início de agosto.

Araxá e Cipó
Em Araxá, no Alto Paranaíba, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico prevê taxa de ocupação média de 68,45% nos 15 principais hotéis da cidade durante o mês de julho. Resultado igual ao apurado em julho de 2008. O Grande Hotel de Araxá, o mais tradicional estabelecimento do município, entretanto, deverá manter a ocupação média de 95% que vem registrando desde o dia 2 de julho até o final deste mês.

A Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Santana do Riacho, na região Central, onde o principal atrativo é o Parque Nacional da Serra do Cipó, informou que tradicionalmente a maior movimentação de turistas na região é registrada na segunda quinzena de julho. A ocupação média dos meios de hospedagem nos dias úteis, esta semana, já subiu para 35% e deve alcançar 100% entre sexta-feira e domingo. Na primeira quinzena de julho, houve lotação todos os sábados, com taxa de ocupação mais baixa nos dias úteis.


Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário