sexta-feira, 24 de julho de 2009

Epamig alerta para controle de doenças em fruteiras


Aproveitar o inverno para prevenir as doenças em árvores frutíferas (fruteiras) de clima temperado, com defensivos agrícolas alternativos, é a recomendação do pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), Vicente Luiz de Carvalho. A técnica é simples e de baixo custo.

Segundo o pesquisador, durante o inverno, normalmente, as fruteiras de clima temperado entram em repouso vegetativo. Nesse período, ocorre queda total das folhas e toda a estrutura das plantas fica bem exposta, sendo o momento ideal para se realizar as podas. Esse é também o momento de tomar as primeiras medidas de controle das doenças, o "tratamento de inverno". "Essa prática é simples e eficiente. Escrevemos a Circular Técnica para resgatar a importância dessa prática agrícola", explica.

O controle alternativo reduz o uso de agroquímicos ou mesmo evita o seu uso. "A maioria dos fruticultores, não só do Sul de Minas, mas também do Sul do Brasil, usam essa prática", confirma o pesquisador. Defensivos agrícolas alternativos são menos tóxicos e não agridem o meio ambiente ou o homem."Nos últimos anos, cresceu o grau de exigência dos consumidores quanto à qualidade final do produto, portanto, é necessário pesquisar e indicar o uso de produtos alternativos", orienta.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário