terça-feira, 3 de novembro de 2009

Parceria do Estado e PBH vai construir Hospital do Barreiro



BELO HORIZONTE (03/10/09) - O governador Aécio Neves e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, assinaram nesta terça-feira (3), no Palácio da Liberdade, convênio para a elaboração do projeto de construção do Hospital Metropolitano do Barreiro. O Governo do Estado investirá R$ 1,15 milhão no projeto, cujo valor é de R$ 2,3 milhões. A Prefeitura de Belo Horizonte investirá o valor restante. A previsão é que o hospital comece a funcionar no primeiro semestre de 2012, com capacidade de atendimento diário de 400 a 500 pacientes.

“Hoje estamos percebendo de forma muito clara como é bom para a população, quantas vantagens tem a população, quando você planeja conjuntamente, quando se tem estratégias comuns que permitem um ganho de tempo, uma otimização dos recursos financeiros nos esforços de todos nós”, disse Aécio Neves, durante a solenidade de assinatura do convênio.

Aécio Neves ressaltou os diversos investimentos que têm sido feitos em Belo Horizonte, em parceria pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte. O governador disse que ainda neste mês de novembro será inaugurada a segunda etapa das obras da avenida Antônio Carlos.

“Também estamos trabalhando conjuntamente no projeto Copa do Mundo de 2014. Nosso projeto caminha de vento em polpa, com os prazos sendo cumpridos. Tudo isso é a parceria. Quero dizer que essa obra do hospital tem para mim um significado muito especial. Pouquíssimas prioridades se apresentaram durante as discussões eleitorais no ano passado com tanta clareza quanto a necessidade de construirmos esse hospital no Barreiro”, disse o governador.

Durante a solenidade no Palácio da Liberdade, foi apresentada uma maquete do Hospital do Barreiro. Participaram da solenidade, além de técnicos da área de saúde do Estado e da Prefeitura, líderes comunitários da região do Barreiro, além de vereadores e deputados estaduais.



Atendimento

A previsão de início da obra é para junho de 2010. O hospital será construído em uma área de 12,5 mil m², nas proximidades da Via do Minério, no Barreiro. Serão 240 leitos, com previsão de ampliar posteriormente para 480 leitos. Desses, 20 são leitos de CTI, 30 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 12 salas de cirurgia e 40 leitos de observação. O prédio deverá ter 13 andares, sendo três andares no subsolo, quatro andares de leitos de internação, quatro andares de pronto-socorro, salas de cirurgia, administração e pilotis. O hospital terá triagem com classificação de risco.

“Esse hospital irá atender toda a região do Barreiro, parte da região Oeste, e ainda vários municípios vizinhos por meio de convênio do SUS. Outro ponto importante é o conceito inovador do hospital, pensado para permitir os menores custos com a sua manutenção. Estão sendo incorporados ao projeto executivo, projetos complementares que possibilitarão economia de energia, com o aproveitamento e captação de luz solar e o reaproveitamento de água. Teremos um hospital moderno, dinâmico e ambientalmente correto”, afirmou o prefeito Marcio Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário