terça-feira, 3 de novembro de 2009

Inscrições abertas para qualificação profissional do Sine


O trabalhador mineiro que busca uma oportunidade de emprego e não tem qualificação profissional pode recorrer aos postos do Sine. O Governo de Minas, por meio do Projeto Usina do Trabalho, está oferecendo nove mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional, em todas as regiões do Estado. Só em Belo Horizonte são mais de 1.400 vagas.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira (6), nos 108 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Serão 120 municípios beneficiados, com vários cursos: mecânico de motos, açougueiro, cozinheira, pedreiro, eletricista, operador de caixa, excelência no atendimento ao turista. A duração dos cursos varia de 20 a 240 horas e os alunos vão ganhar auxilio alimentação e transporte.

Para fazer a inscrição é necessário apresentar carteira de identidade e ter, no mínimo, 16 anos. O candidato que tiver carteira de trabalho e CPF deve levá-los para fazer o cadastro e participar da intermediação de mão de obra. Os interessados podem acessar o portal do Sine para verificar os endereços de todas as unidades.

Projeto

Criado em 2008, o Projeto Usina do Trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes e inserir pessoas desempregadas no mercado de trabalho. O investimento para este ano é de R$ 10 milhões. Até agora, mais de quatro mil trabalhadores foram qualificados em mais de 50 profissões diferentes.

De acordo com a coordenadora do projeto, Lara Valadares, os cursos do Usina do Trabalho são elaborados com base em demandas prévias das empresas, o que aumenta as chances de inserção das pessoas no mercado de trabalho.


Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário