terça-feira, 3 de novembro de 2009

Arquivo Público Mineiro realiza primeira mostra de cinema


O Arquivo Público Mineiro (APM), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, promove a sua primeira mostra de cinema com o objetivo de aproximar a população do precioso acervo audiovisual que possui. Amantes da história e da produção audiovisual poderão conferir na quarta-feira (4), a partir das 21 horas, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), a exibição de oito filmes de diferentes momentos históricos.

O evento contará com uma mesa de discussão composta por José Américo Ribeiro, Vitor Almeida, Daniel Queiroz, Maria Leite Chiaretti e Alexandre Pimenta, nomes importantes da cena audiovisual mineira. O objetivo é proporcionar ao público uma noção do acervo disponível no Arquivo Público Mineiro e também fomentar discussões sobre medidas de preservação e acesso a acervos de imagens em movimento, principalmente aqueles ligados à história de Minas Gerais.

Possibilitar à população acesso a essas películas só é possível porque a instituição dá especial atenção, do ponto de vista da preservação, ao seu acervo fílmico. Esse cuidado é feito por meio da adaptação das áreas de guarda e também da reformatação – telecinagem –, que possibilita o acesso ao conteúdo das imagens. Outra preocupação relacionada ao acervo é o aprimoramento de princípios de arranjo e descrição, obedecendo às normas arquivísticas. Atualmente, 46 películas já foram telecinadas e encontram-se disponíveis em mídia digital para consulta.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário