sábado, 7 de novembro de 2009

Empate do São Paulo anima o fim de semana


Por Domingos Sávio Baião

Empatar com o Grêmio, no estádio Olímpico, em circunstâncias normais, é sempre um grande resultado, menos em uma reta final. Agora, cada jogo passa a ser decisivo e não somar três pontos pode significar a perda de posições. Mais à frente, isso pode significar a perda do título. É por isso que o empate do São Paulo frente ao Grêmio foi um tropeço do tricolor.

Amanhã, se o Atlético vencer o Flamengo no Mineirão, vai a 59 pontos, mesma pontuação do São Paulo. Mas ficará à frente por ficar com uma vitória a mais. O Palmeiras, se vencer o Fluminense no Rio, abre dois pontos do São Paulo. Mesmo com um empate, o alviverde volta a superar o tricolor pelo saldo de gols.

O Flamengo, se vencer o Atlético, passa a somar 57 pontos, ficando a dois pontos do então líder São Paulo e superando o Galo. Caso o Fluminense dê uma mãozinha no Rio, segurando o Palmeiras, o Flamengo aumenta sensivelmente a chance do título. Então, o tropeço do São Paulo, serviu para animar Palmeiras, Atlético e Flamengo, que lutam mais diretamente pelo título, além de Internacional e Cruzeiro com chances matemáticas.

Por falar em Cruzeiro, que joga hoje contra o Sport, em Recife, se vencer o jogo, dorme no G4, e o Sport, em caso de derrota, fica virtualmente rebaixado. Um resultado adverso da Raposa tira a equipe celeste da luta pelo título e reduz a chance de vaga para a Copa Libertadores. Hoje também jogam Santos e Náutico (equipe pernambucana no desespero) Vitória e Avaí, que lutam por vaga na Copa Sul-Americana.

Amanhã, às 16h, além dos decisivos jogos entre Atlético e Flamengo e entre Fluminense e Palmeiras, há ainda Corinthians contra Santo André, com o Ramalhão precisando fazer um milagre, em benefício próprio. Às 18h30 de amanhã, quem entra em campo sabendo tudo o que aconteceu com São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético e Flamengo é o Internacional. Para ele, só uma vitória interessa em Barueri, contra a equipe da casa. Missão difícil para o colorado gaúcho, que pode voltar ao G4, mas também pode terminar a rodada na sexta posição, o que me parece mais provável. O empate do São Paulo serviu também para garantir ao Palmeiras e ao Atlético a dependência exclusiva deles para a conquista do título, basta que um dos dois vença os jogos restantes.

Galo ou Fla? Qual resultado é melhor para o Cruzeiro no Mineirão domingo? Tenho lido e ouvido muita gente dizer que é a vitória do Atlético, para que aumente a chance do Cruzeiro conquistar a vaga na Libertadores. Estão antecipando a saída do Cruzeiro na luta pelo título, a chance é pequena, mas é real. Penso diferente, tudo vai depender do resultado de hoje. Se vencer o Sport, a Raposa mantém acesa a luz da esperança para a conquista do título, e o pior resultado para a Raposa é uma vitória do Galo. Um empate entre Atlético e Flamengo é, em qualquer situação, o melhor resultado para o Cruzeiro, assim como é para o São Paulo e para o Palmeiras, pois segura as duas equipes. Se o Cruzeiro tiver vencido o Sport, uma vitória do Flamengo também fica de bom tamanho, especialmente se o Fluminense atrapalhar a vida do Palmeiras.

Então, para agradar a todos os analistas, o grande resultado do Cruzeiro na 34ª rodada é uma vitória sobre o Sport, e o que vier no domingo será lucro. Todas as abordagens feitas nesse espaço levam à conclusão de que ainda é cedo para qualquer equipe ficar preocupando demais com o resultado da outra. É preciso vencer o próprio compromisso primeiro. Tropeços de uns e outros acontecerão em toda rodada, especialmente pelos confrontos diretos entre postulantes ao título: Atlético e Flamengo, amanhã; Atlético e Inter na 36ª rodada, Palmeiras e Atlético na 37ª. Vejam o que aconteceu com os atletas do São Paulo. Descontroles emocionais sem limites na partida contra o Grêmio. Na reta final, o controle emocional será um dos principais fatores para conquistar o título. Por isso, no momento, o título está entre Palmeiras e Atlético.

Libertadores. Como sempre, eu fiz um giro pelo interior de Minas. Viagem de negócios. Passei por Naque, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, São José do Goiabal, São Domingos do Prata, João Monlevade, Santa Bárbara e Barão de Cocais. Por todo lado não se fala em outra coisa: Campeonato Brasileiro. E o assunto principal em todas as cidades é o jogo entre Atlético e Flamengo, exceto em Barão de Cocais, a última cidade da rota. Por lá encontrei uma roda de amigos falando da informação surgida nas últimas horas sobre uma possível irregularidade de um jogador do Estudiantes nas partidas finais da Libertadores. Vamos aguardar o desenrolar do assunto. No campo de jogo, o Estudiantes venceu. De coração, torço para que nada esteja ilegal, pois gosto da decisão sempre nos gramados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário