quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sine Vetor Norte já colocou 2 mil trabalhadores no mercado


O Sine Vetor Norte, localizado na região da Cidade Administrativa, colocou cerca de duas mil pessoas no mercado desde que foi implantado.

Desse total, 1.826 só no canteiro de obras da futura sede do Governo de Minas.

Implantado em março do ano passado, a unidade recebe cerca de cem trabalhadores por dia em busca de emprego. Em 2008, foram 1.131 trabalhadores colocados nas obras da Cidade Administrativa.

Já nos cinco primeiros meses deste ano, foram 695. Os trabalhadores cadastrados na unidade podem ser encaminhados para cursos de qualificação do Projeto Usina do Trabalho, iniciativa do Governo de Minas que prepara profissionais de nível básico, o que aumenta a chance de uma colocação no mercado.

O investimento para este ano na qualificação é de R$ 10 milhões.

Até agora, aproximadamente quatro mil trabalhadores foram qualificados em 50 profissões diferentes, entre elas pedreiro, bombeiro, eletricista, pintor e costureira.

A meta é qualificar 20 mil trabalhadores até o fim deste ano. Ainda neste mês, serão abertas aproximadamente 400 vagas na construção civil, comércio e serviços.

Os interessados devem procurar os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para efetuarem o cadastro no sistema. Se o trabalhador não tiver o perfil para nenhuma das vagas disponíveis, ele será direcionado para os cursos de qualificação, que são gratuitos.

A prioridade do projeto é atender trabalhadores que estão desempregados. Para se inscreverem os candidatos devem levar CPF, carteiras de trabalho e de identidade.

A expectativa é para a abertura de três a quatro mil vagas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, até o final do ano.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário