quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cetec e Cemig discutem projetos e parcerias futuras





A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) realizou nesta quinta-feira (18) reunião com representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para definir futuras parcerias entre as duas instituições e discutir projetos que já estão em andamento.

O presidente do Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira, informou que o encontro foi muito produtivo no sentido de esclarecer à Cemig como está sendo conduzido o processo de transição da Fundação para a formação de “institutos temáticos”.

Durante o encontro, ele citou quatro exemplos de ‘institutos’ cuja criação poderia ser trabalhada dentro da instituição, levando em consideração recursos humanos e a experiência do Centro de Pesquisa em determinadas áreas.

Esses institutos seriam das áreas de energias renováveis; água; metrologia, conformidade e testes físicos; e automotiva/aeronáutica. Segundo o superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig, Alexandre Bueno, a reunião comprovou a competência do Cetec e do Governo Aécio Neves em desenvolver soluções para a indústria, que tanto necessita de inovar seus produtos e processos.

"O Cetec tem uma orientação pragmática, voltada para a rápida produção de resultados e benefícios para a sociedade. Ao conversar, pudemos alinhar nossos pontos de vista e verificar os nossos objetivos em comum", afirmou. O presidente do Cetec ressaltou que os projetos que foram discutidos de maneira mais detalhada foram aqueles nos quais a Cemig já está investindo dentro do Cetec.

Eles são das áreas de energia solar, biocombustíveis e resíduos urbanos e industriais. Para Oliveira, a partir do que foi resolvido no encontro, as equipes técnicas começarão a atuar de forma mais direta pra definir as ações prioritárias para essas áreas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário