sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DENGUE, DE QUEM É A CULPA ?


Todos os dias ouvimos falar, "você já acabou com a Dengue hoje?", não estou aqui para julgar ninguém mas depois que ouvimos esta frase, nem lembramos de fazer algo para realmente acabar com a Dengue.

Na semana passada, não me lembro se foi em BH, mas um morador colocou uma placa dizendo o seguinte, "OBRIGADO AOS MEUS VIZINHOS POR EU TER PEGO DENGUE".
Eu vou falar qui sobre o caso de Belo Horizonte, no ano passado a região Nordeste de BH foi a mais atingida, este ano a PBH já anuncia que a maior incidência está na região Norte.
Tenho certeza que o poder público deve cumprir seu papel diante a sociedade, proporcionando atendimento a quem precisa e cuidando dos focos com os agentes.
Mas paramos para pensar só um pouquinho, o que você realmente fez, não hoje, mas desde o início do ano para acabar com a Dengue?, se você respondeu nada, pode se sentir culpado pela placa do morador, não adianta eu fazer a minha parte meu vizinho não fazer nada, é um absurdo ou agimos agora ou realmente vai virar epidemia.
A lata de cerveja, quaraná ou suco que você toma, não pode ser jogada em qualquer lugar, um pouco de água parada já é o suficiente para criar milhares de larvas.
Sobre a Doença
A dengue é uma das principais doenças transmitidas por mosquito no mundo e um problema gravíssimo especialmente em países tropicais como o Brasil.
Transmissão
É transmitido por mosquitos dos gêneros Aedes ou menos frequentemente Stegomyia, em climas ou estações quentes.
Sintomas
Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre baixa (freqüentemente vai a menos de 38°C) de ínicio abrupto, mal-estar, pouco apetite, dores de cabeça e musculares e por vezes sangramento fácil dos olhos e nariz.
Prevenção
Deve-se evitar o acúmulo de água em possíveis locais de desova dos mosquitos.
A REPRODUÇÃO DO MOSQUITO É ASSUSTADORA E APENAS UM MOSQUITO É CAPAZ DE CONTAMINAR MAIS DE 300 PESSOAS.


Um comentário:

  1. Saudações,
    Com muita luta e perseverança estamos lançando pratos anti dengue em plastico reciclado para vasos e xaxins (hoje em fibra de côco)que não permite ao aedes desovar e economiza agua.
    Patente anti dengue deferida para Vasos e Pratos é de connhecimento de varias autoridades desde 1997.

    ResponderExcluir