quarta-feira, 29 de julho de 2009

Governo Aécio Neves estuda transporte para a Cidade Administrativa

O governador Aécio Neves se reuniu nesta terça-feira (28), no Palácio das Mangabeiras, com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman,, e com o presidente da BHTrans, Ramon César, para discutir o transporte coletivo que será oferecido ao servidor público até a Cidade Administrativa - complexo que está sendo construído no bairro Serra Verde, na região Norte da cidade, e que irá reunir toda a administração estadual a partir do próximo ano.
“A grande preocupação do governador, e isso está sendo o alvo do nosso trabalho, é criar a melhor condição para o servidor público. A atenção maior era para saber como o servidor público vai se deslocar para lá. Esse é o foco.
Em cima disso, estão sendo construídas as soluções. A BHTrans cuida da maior parte porque a maioria usa ônibus urbanos. Já a Secretaria de Obras cuida do transporte metropolitano, onde um número bem menor usará este tipo de ônibus”, explicou o secretário Fuad Noman. Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a BHTrans criará linhas especiais para atender o servidor, levando em conta uma pesquisa já feita pelo Governo do Estado, identificando as regiões da cidade em que moram os funcionários.
“A prefeitura, em comum acordo com as concessionárias de ônibus, vai fazer um rearranjo das linhas de ônibus. A partir da Estação do BHBus do Barreiro, será criada uma linha para a Cidade Administrativa. Será feita uma integração grande de linhas também nas estações (de metrô) São Gabriel e Vilarinho. Além disso, vão ser criadas várias linhas expressas do centro para a Cidade Administrativa, utilizando a Antônio Carlos, a Cristiano Machado, a Pedro II e a Catalão”, detalhou Lacerda.
O prefeito também detalhou que, a partir da região da Savassi, será criada uma linha executiva, com ar-condicionado, para atender os servidores da região Centro-Sul. Para aqueles que moram em outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Secretaria de Transportes está estudando as mudanças necessárias para garantir melhor atendimento. Vilarinho O Governo do Estado está realizando uma licitação para a contratação de uma empresa que irá operar uma linha especial entre a Estação Vilarinho e a Cidade Administrativa. Neste caso, não haverá custo para o servidor.
“Os funcionários vão ter um cartão que serve para o ônibus e serve para entrar na Cidade Administrativa. É um modelo absolutamente tranqüilo. Não tem grande dificuldade. É um cartão normal, de identificação do servidor que passa no ônibus e passa na entrada da Cidade Administrativa”, explicou o secretário. Marcio Lacerda acredita que o metrô será uma boa opção para o servidor já que atualmente, pela manhã, no sentido Centro-Venda Nova, ele fica ocioso e, pela tarde, no sentido contrário. Para as outras linhas especiais, o valor da tarifa ainda não foi decidido.
Segundo o prefeito, a legislação permite que a prefeitura adote um preço diferenciado, mas ele explicou que está garantida a integração com os cartões já existentes. Fluxo Lacerda explicou que a mudança da administração do Estado para a Cidade Administrativa causará impacto importante no centro de Belo Horizonte já que, pelos estudos realizados, apenas 26% dos 16.000 servidores precisarão passar pelo centro e pela região Centro-Sul da cidade.
Os estudos também indicam que os servidores gastarão entre dez minutos e uma hora e vinte até a Cidade Administrativa, dependendo do local de origem. Partindo do centro de Belo Horizonte, o tempo médio estimado é de 40 minutos, no horário de pico.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário