segunda-feira, 27 de julho de 2009

Unimontes Solidária leva apoio comunitário a São João da Lagoa


O projeto “Unimontes Solidária”, está atendendo, neste mês de julho, à população do município de São João da Lagoa,’. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros, o projeto envolve uma equipe de 25 acadêmicos de 19 cursos, que atua junto à comunidade desde a segunda-feira (20), com ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e cidadania.

Com 4,8 mil habitantes, São João da Lagoa fica distante 67 quilômetros de Montes Claros. Os temas relacionados para o atendimento naquele município fazem parte da demanda apresentada pela própria comunidade, em comum acordo com a equipe da Prefeitura, que oferece a estrutura física e de transporte e alojamento aos acadêmicos.

Além de atender os moradores da área urbana em escolas, praça, postos de saúde, consultórios e creches, os acadêmicos atuam na comunidade rural de São Roberto com a promoção das ruas de lazer, oficinas de artesanato, torneios esportivos, teatro infantil, sala de pintura, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Segundo a universitária Cássia Aparecida Cardoso, do sétimo período do curso de Enfermagem e que participa pela primeira vez do projeto, “está sendo possível vivenciar uma riqueza de experiências, que não ajudam apenas na vida acadêmica, mas principalmente na vida pessoal”. Ela acrescenta: “Uma realidade que você precisa sair da sala de aula e conhecer mesmo”.

Já a estudante Janaína Maia e Cruz, do sexto período de curso de Odontologia, também estreante no projeto, destaca que “está aprendendo que o ser humano não é apenas boca”; e deve ser visto pelo profissional de forma integral: sua história, seu meio de vida e sua realidade. “Esta experiência muda minha forma de ver o mundo e com certeza serei uma pessoa melhor, com um olhar mais humanizado”, opinou a futura cirurgiã-dentista. Nesta edição, a acadêmica optou em trabalhar na orientação de crianças na escovação de dentes, ensinando as técnicas de higienização e as diversas formas de prevenção da cárie, como a fluoretação.

Para possibilitar o atendimento a todos os interessados, foram instaladas tendas na praça principal da cidade com a participação dos acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Direito, Serviço Social, Matemática, Letras e Artes.

As crianças, principalmente, comemoram a mudança de rotina em São João da Lagoa, como a estudante Giovanna Gonçalves, de 11 anos. “Ganhei uma escova nova e um creme dental depois que aprendi a fazer a escovação certinha para evitar bactérias. Meus dentes, agora, estão bem cuidados e não vou esquecer o que aprendi”, disse a menina.

VisitaA pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiroz, esteve em São João da Lagoa acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela Unimontes. Fez questão de conversar com a comunidade e destacou que o projeto “Unimontes Solidária” oferece ao aluno a oportunidade de colocar em prática o que aprende em sala de aula.

“Diante da realidade local, o acadêmico consegue ampliar seus conhecimentos e, assim, a Universidade cumpre sua maior missão: integrar e promover a inclusão social” observa a professora marina Queiróz. Por sua vez, o prefeito Adélcio Aparecido do Amaral, afirmou que o projeto “é extremamente importante para o município, principalmente por se tratar de uma ação voluntária dos universitários em prol da cidadania”.

O projeto está sendo desenvolvido também em Indaiabira, com o envolvimento de 30 acadêmicos de 19 cursos do campus-sede e do campus de Janaúba.


Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário