terça-feira, 28 de julho de 2009

Universidade Estadual de Montes Claros oferece Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), oferece neste semestre o Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas. São 11 vagas e as inscrições poderão ser feitas nos dias 3 e 4 de agosto, no Departamento de Artes, no prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

O curso de mestrado interinstitucional é aberto, prioritariamente, aos professores do Departamento de Artes, dos cursos de Artes/Teatro, Artes Visuais e Música ministrados na instituição. Também podem se inscrever servidores técnico-administrativos da universidade que tenham graduação nessas áreas. Os candidatos deverão apresentar anteprojetos nas seguintes linhas de pesquisa: teatro, dança, ópera, circo, performance e outras formas artísticas.

O processo seletivo constará de cinco etapas. Inicialmente, no dia 10 de agosto, cada candidato deverá apresentar um anteprojeto de pesquisa, sendo submetido, também, à etapa de avaliação temática – “Memorial, Curricular e Ensaio Crítico” – que consiste na apresentação de um texto discursivo sobre a sua vida acadêmica, artística e profissional, acompanhado de cópia do currículo.

No dia 19 de agosto, haverá prova escrita. Na etapa seguinte, acontecerá a prova de interpretação e compreensão de texto em língua estrangeira, marcada para 20 de agosto, quando os candidatos também serão avaliados em entrevista. As atividades serão iniciadas ainda neste semestre.

Mobilização

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Nietsche, o mestrado interinstitucional em Artes Cênicas foi resultado do esforço dos professores do Departamento de Artes,- vinculado ao Centro de Ciências Humanas. “Os professores se mobilizaram para que fosse estabelecida a parceria com a Universidade Federal da Bahia, com exímio apoio da reitoria da universidade”, destaca.

Ela ressalta, ainda, a importância do mestrado interinstitucional para a qualificação dos professores. “Com certeza, o curso vai agregar valor ao Departamento de Artes da Unimontes, sem sombra de dúvidas proporcionando novos projetos de pesquisa e o avanço das atividades de extensão da Unimontes”, acredita a professora Silvia Nietsche.


Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário