terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cotação de bezerro sobe e anima criadores mineiros – anúncio foi feito pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais


A cotação média do bezerro, no mercado brasileiro, aumentou mais de 80% nos últimos quatro anos, alcançando o preço médio de R$ 638,65 no primeiro semestre de 2009. No mesmo período de 2006, a avaliação média foi de R$ 347,36. Os dados foram divulgados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e organizados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, “os números mostram uma vigorosa recuperação de preços.” Ele acredita que a procura de bezerros para a reposição dos rebanhos deve continuar maior que a oferta existente, com a perspectiva de manutenção de um mercado firme.

Viana explica que o quadro de preços do bezerro varia de acordo com a sazonalidade da pecuária de corte, e os períodos favoráveis ou desfavoráveis não têm sempre a mesma duração. “No Brasil, os ciclos se repetem geralmente, no setor, a cada sete ou oito anos, principalmente por causa das condições climáticas. O período inicial corresponde à fase em que o bezerro é valorizado e estimula o produtor a reter matrizes para produzir mais bezerros.”


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário