segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Aécio Neves e o jogo de 2010 começa

Fontes de São Paulo, que dialogam com empresários paulistas, contam-me que alguns setores do empresariado de São Paulo gostariam de ver José Serra disputar a reeleição para o governo estadual.A hipótese, por enquanto, de Serra desistir da disputa presidencial em 2010, fixando-se agora no Estado, agrada a parcelas, ainda minoritárias, dos empresários de lá.


Primeiro porque Serra faz boa gestão e enxerga com clareza o Estado, o país e o mundo globalizado. Depois, porque com Serra reeleito e Aécio Neves presidente, haveria maior sintonia nas gestões paulista e brasileira, embora se reconheça que a administração de Lula e a possibilidade de vitória da ministra Dilma são assimiladas facilmente por não trazerem conflitos estruturais.
Mas, há visões diferentes de Estado.Ainda não haveria a decisão de Serra desistir da disputa presidencial pelo susto com o crescimento de Dilma Rousseff nas pesquisas, a popularidade de Lula e o quase certo desempenho econômico forte em 2010, pós-crise. Se isso acontecer, lembram-me fontes paulistas, o governador cobraria de Aécio, se eleito, o fim da reeleição, com mandatos de cinco anos - é cedo para se falar em parlamentarismo, que os dois e tantos outros defendem - e Serra sonharia disputar a Presidência em 2014.


Muitos tucanos, alguns inclusive da direção nacional, querem ver Aécio disputando a Presidência porque ele, embora não seja figura populista, é leve, bom de campanha, com discursos adequados aos diversos públicos. Aécio também é de relacionamento mais fácil do que Serra. Além disso, há muitas eleições, o eleitorado paulista se divide, o que poderia acontecer de novo na disputa presidencial entre Serra e Dilma, com Lula a tiracolo. Nesta hipótese, Dilma, "mineirizada" - justiça se faça, ela viveu aqui até os 20 anos e se formou politicamente em Minas -, teria forte frente sobre Serra nas Gerais, podendo até o eleitor repetir o que fez em 2002 e 2006, com o voto "lulécio transformando-se em "dilmécio".


Aécio disputando a Presidência teria a grife de tentar trazer para o Estado a Presidência, tentando repetir a votação que o elegeu em 2002 e 2006 no primeiro turno. Embora Dilma tivesse o bem votado Lula em Minas e figuras de peso como Patrus Ananias, Luiz Dulci, Fernando Pimentel, Virgílio Guimarães, entre outros.


Luis Carlos Bernardes é colunista do Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário