terça-feira, 30 de junho de 2009

Funcionários do Prédio Verde fazem caracterização do lixo


Mais de 20 pessoas participaram nesta terça-feira (30) da caracterização do lixo do Prédio Verde, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa integra a implantação do Programa AmbientAÇÃO no prédio, onde funcionam a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a Subsecretaria de Comunicação Social (Subsecom) da Secretaria de Estado de Governo (Segov), que juntos possuem 386 funcionários.

Desperdício de material de escritório que pode ser reutilizado ou reciclado, como papel e plástico. Esta foi a conclusão inicial e que foi se fortalecendo à medida que os sacos de lixo foram abertos.

“O lixo aqui é muito misturado, ainda não existe a cultura de separar alimentos e outros resíduos orgânicos”, observou a gestora do AmbientAÇÃO, Silvia Helena Campos, que coordenou o trabalho de separação. O descarte de resíduos orgânicos misturado com o material de escritório contamina papel e plástico, inutilizando estes materiais.

A separação do lixo, ao contrário do já aconteceu em outras instituições, aconteceu no pátio interno, à vista de quem circulava pelo prédio e chamou a atenção dos servidores. “A escolha de fazer em um espaço aberto como este é interessante, pois fazem as pessoas pensarem. Elas percebem que contribuíram para isto. De forma geral, não há consciência sobre o que é descartado, todo mundo acredita que a responsabilidade termina quando fecha a lixeira, mas é mais do que isto.



Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário