Imagens divulgadas por governo tibetano mostram monges sendo agredidos; China diz que vídeo é 'montagem'.
Vídeo postado no YouTube, não verificado independentemente, que afirma que as imagens seriam de monges tibetanos sendo agredidos. A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo.
Autoridades do Partido Comunista afirmaram que um vídeo mostrando tibetanos sendo abusados por forças chinesas é "uma mentira".
Autoridades do Partido Comunista afirmaram que um vídeo mostrando tibetanos sendo abusados por forças chinesas é "uma mentira".
O vídeo divulgado na semana passada pelo governo tibetano no exílio mostra cidadãos tibetanos sendo amarrados e agredidos, mesmo quando já estão imobilizados.
De acordo com os representantes do Dalai Lama, as imagens foram feitas em março do ano passado durante os confrontos entre a população e forças do governo.
Mas um oficial do partido comunista no Tibete, que não teve o nome divulgado, disse à agencia de notícias estatal Xinhua que o trecho de 47 segundos teria sido "fabricado" através da edição de diferentes vozes e imagens, disse.
Os militantes pró-independência disponibilizaram as imagens no YouTube.
Leia mais aqui
É muito interessante a questão tibetana. O mundo anda muito preocupado com a questão da liberdade e da soberania no Tibet, que inclusive es sequece do que a China faz com Taiwan, a ilha desertora. O fato é que o Tibet possui uma das maiores minas de Lítio do mundo. Só em três lugares no mundo há uma concentração tão grande de Lítio assim: China, Bolívia e Chile. Destes, o único q ultiliza em larga escala suas reservas é o Chile. Vale lembrar que a enorme maioria das baterias que são produzidas hoje (inclusive as dos novos "carros Elétricos") tem por base o Lítio. Daí que surge o grande interesse do governo Chinês naquele amontoado de montanhas, pertencente à cadeia do Himalaia, que é o Tibet.
ResponderExcluir