domingo, 22 de março de 2009

Prévias mobilizam o PSDB


Com o TSE concluindo esta semana a resposta sobre consulta do partido, cúpula da legenda começa a definir em reunião plenária as normas da votação para escolha do candidato em 2010.


Márcio de Morais


O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), informou ao Estado de Minas que pretende ter a regulamentação das prévias eleitorais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sua reunião plenária marcada para esta semana, em Brasília. “A decisão é importante porque, como se trata de uma coisa inédita – no Brasil não existe pré-campanha eleitoral, apenas campanha eleitoral –, vai produzir a regulação da matéria”, acentuou o presidente do partido sobre a iniciativa tucana. Qualquer partido vai poder promover eleições primárias internas até 30 de junho de 2010, conforme interpretação do relator do processo, ministro Felix Fischer.


Por telefone, de Recife, Guerra disse que, agora, só não haverá prévias se os dois pré-candidatos e governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) não quiserem – ou seja se entrarem em acordo para que um ceda o lugar de candidato ao outro. Guerra afirmou que ainda esta semana pretende dar formato ao processo eleitoral da primeira eleição primária realizada por um partido no país. Em seguida, o partido iniciará a execução dos procedimentos para a consulta, que não poderá extrapolar o universo dos quase 1,2 milhão de filiados tucanos.


A decisão do TSE responderá à consulta que o PSDB apresentou à instância máxima da Justiça Eleitoral no fim do ano passado, depois que Guerra recebeu de Aécio Neves a comunicação oficial de que estava assumindo a condição de pré-candidato à presidência, em confronto direto com a postulação do governador José Serra. O paulista foi candidato derrotado uma vez, em 2002, e sonha poder dar o troco em Lula e sua ministra-candidata, a também mineira Dilma Rousseff.


Fonte: Jornal Estado de Minas

Assinantes, leiam mais: http://www.uai.com.br/em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário