segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas vai coordenar rede de pesquisa que estudará praga que atinge produção de feijão


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai coordenar uma rede de pesquisa, envolvendo algumas das principais instituições de pesquisa agrícola do Brasil e do exterior, relacionada à resistência do feijoeiro à mancha-angular, considerada a principal doença foliar da cultura. O planejamento foi feito durante o treinamento realizado no United States Departament of Agriculture (Usda), em Beltsville, nos Estados Unidos, pelo chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Zona da Mata, Trazilbo José de Paula Júnior, em novembro de 2009. O objetivo é propor, até meados de 2011, uma nova série diferenciadora de feijão para caracterização das raças do fungo Pseudocercospora griseola, causador da mancha-angular, que será utilizada em todo o mundo.

A rede de pesquisa vai envolver, além da Epamig, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Embrapa Arroz e Feijão, Instituto Agronômico (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), que congrega pesquisadores de diversos países. Os testes com as cultivares de feijão serão concentrados na Epamig Regional Zona da Mata, em Viçosa, em parceria com a UFV, mas serão repetidos nos demais centros de pesquisa.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário