segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais aposta na tecnologia em 2010


O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) espera inaugurar a primeira sala de telecentro ainda no início de 2010. O investimento em tecnologia é objetivo dos novos tempos no Ipem/MG, com a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SGI), software desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), capaz de otimizar o modo de operação para nutrir a gestão de visão ampla dos efeitos de seu trabalho, desde o controle dos gastos, fiscalização online e ganho de tempo na execução, entre outros.

Até o final de fevereiro será inaugurada mais uma regional do Ipem/MG em Uberaba, com o objetivo de ampliar a área de atuação do instituto no interior do Estado, e ainda, dar atenção aos consumidores no que diz respeito à fiscalização de bens e produtos e instrumentos metrológicos em geral. Há também a intenção da criação de outro escritório regional em Teófilo Otoni.

O diretor-geral, Tadeu Mendonça, lembra que vários seminários foram realizados em 2009 para mostrar que o crime metrológico tem evoluído. Há alguns meses, houve registro de fraude em caminhão tanque que transportava combustível para um posto de gasolina em Contagem. As “gaiolas” retinham quase 200 litros de combustível e automaticamente evidenciaram com a análise do Ipem que a fraude procedia. “É importante que o consumidor se atente na hora de abastecer seu veículo; e o dono do posto de combustível, por sua vez, ficar igualmente cuidadoso quando do momento em que recebe o combustível para armazenamento”, diz ele.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário