terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Iniciativa resgata cultivo de hortaliças não-convencionais


O objetivo do projeto Resgate de Hortaliças Não-Convencionais é estimular a produção e o consumo de hortaliças dificilmente encontradas no mercado. Em 2009, o programa ganhou mais dois bancos de multiplicação de espécies, em Juiz de Fora, na Zona da Mata e em Varzelândia, na região Norte de Minas Gerais. O projeto será ampliado este ano, com novas unidades, e serão confeccionados materiais didáticos como uma cartilha e um livro de receitas.

O projeto Resgate de Hortaliças Não-Convencionais teve início em 2008, iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com associações, prefeituras, Embrapa Hortaliças, Embrapa Milho e Sorgo, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O trabalho consiste na implantação de bancos de multiplicação de hortaliças não-convencionais para a distribuição de mudas e sementes.

Os municípios de Três Marias e Prudente de Morais, região Central do Estado, foram os primeiros a receberem os bancos beneficiando cerca de 200 famílias entre 2008 e 2009. As mudas e sementes são distribuídas gratuitamente para os moradores das comunidades onde os bancos foram implantados. Além de incentivar a produção e o consumo das hortaliças não-convencionais, os campos de multiplicação ajudam a enriquecer o cardápio das famílias. “Nós temos obtido resultados positivos. Ouvimos relatos de mudança de hábitos alimentares e de um consumo maior de hortaliças, melhoria da qualidade alimentar das famílias e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, diz o coordenador técnico Estadual de Olericultura da Em ater, Georgeton Silveira.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário