segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fifa confirma nas Bahamas e BH comemora

Jackson Romanelli/EM/D.A Press

Multidão festeja na Praça da Pampulha inclusão da capital entre as 12 cidades que vão sediar jogos do Mundial. Vice-governador e prefeito garantem investimentos em obras

Frederico Bottrel

Com um grito de alegria, erguendo bandeirolas em verde e amarelo, a multidão comemorou a escolha de Belo Horizonte como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Concentradas na Praça da Pampulha, diante da Igreja São Francisco de Assis, um dos cartões-postais da cidade, na tarde de ontem, as cerca de 7 mil pessoas nem quiseram ouvir os nomes das outras 11 cidades anunciadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Os fogos de artifício e a empolgação popular foram indício da euforia típica do mundial esportivo.


No telão que transmitia o pronunciamento oficial diretamente das Bahamas, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou, em ordem alfabética, as outras cidades brasileiras que receberão a Copa. Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo completaram a lista. Das 17 candidatas que estavam na disputa, ficaram de fora Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco.


A festa em Belo Horizonte começou de manhã, diante do Mineirão, arena que receberá os jogos. O recordista de embaixadinhas Ricardo Silva Neves, de 45 anos, conhecido como Ricardinho das Embaixadinhas, não deixou a bola cair entre as 11h30 e as 15h30, hora do anúncio oficial. Shows do cantor Vander Lee e da banda Pato Fu estavam na programação do palco montado na praça. “Somos naturalmente hospitaleiros, não teremos problema em receber bem”, disse Vander Lee. Aguardando a vez de se apresentar no camarim, a cantora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, ouviu o anúncio e a comemoração: “Agora vai ser difícil entrar no palco mais animada que o povo! Essa escolha é um orgulho para BH”.

Leia mais para assinantes no EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário