segunda-feira, 1 de junho de 2009

Projeto TEIA, do Governo Aécio Neves, é citado pelos executivos da Google como modelo a ser seguido no Brasil e no mundo

Em seis meses, fórum virtual já conta com 920 membros cadastrados para prestar serviços na área de tecnologia


O Projeto TEIA –Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados, uma das importantes ações de inclusão digital do Governo de Minas, foi reconhecido por executivos da Google como uma das iniciativas mais completas na área de tecnologia. O vice-presidente mundial da empresa, Vint Cerf, considerado o pai da internet, e o diretor-geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, participaram, nesta segunda-feira (01/06), da solenidade de assinatura de parceria inédita da empresa norte-americana com o governador de Minas, Aécio Neves, que vai dar acesso a um conjunto de softwares oferecidos pela empresa, via Internet, a todos os 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores das escolas da rede pública estadual.

“O projeto é, sem dúvida, o mais emocionante, envolvente e completo que tenho visto desde que começamos a operação do Google do Brasil. Jamais vi um projeto que pudesse envolver de maneira tão inteligente todos os jogadores desse jogo que se chama internet 2.0. Fico muito orgulhoso de poder ver que esse governo conseguiu colocar o círculo virtuoso do empreendedorismo e da sustentabilidade baseado na tecnologia”, afirmou Alexandre Hohagen, durante a solenidade.

O TEIA foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) com o objetivo de atender a necessidade de acesso da sociedade às novas ferramentas da internet e de acompanhar a evolução das tecnologias de informação e comunicação. Funciona como um grande fórum virtual, inspirado nas redes sociais de relacionamento. Mediados e capacitados pelo TEIA, os agentes prestadores de serviços e de consultoria, previamente cadastrados, criam soluções e resolvem dúvidas de usuários para o uso de ferramentas e recursos disponíveis gratuitamente na rede mundial de computadores, como softwares de bancos de dados ou criação de sites. Em seis meses de funcionamento, já conta com 920 membros cadastrados com cerca de 150 demandas de clientes solucionadas integralmente.

Referência

Alexandre Hohagen afirmou que o TEIA pode se tornar referência para outros estados e países. Segundo ele, o projeto utilizará a tecnologia para gerar renda e oportunidade de trabalho.
“Eu jamais vi um projeto tão bem colocado e tão bem envolvente e tenho certeza que não só o pioneirismo no Brasil e nas Américas, mas é um projeto pioneiro no mundo e que eu gostaria muito que o Google levasse como exemplo do que está acontecendo aqui para outros países do mundo. Pelos conceitos dos multiplicadores, do envolvimento com a comunidade, o conceito de se poder utilizar a tecnologia para trazer sustentabilidade”, completou Alexandre Hohagen.

O projeto TEIA ao mesmo tempo em que contribui para a formação de jovens empreendedores capazes de criar soluções utilizando ferramentas gratuitas, também incentiva atividades remuneradas entre os operadores, gerando renda e oportunidade de trabalho para quem está fora do mercado. São potenciais clientes dos agentes do TEIA, pequenas e médias empresas, autarquias, órgãos públicos, instituições de ensino, sindicatos, associações e prefeituras, na realização de projetos na internet.

Os interessados em se tornar membro do projeto, seja agente ou cliente, devem acessar o endereço www.teia.mg.gov.br. Apesar de ter sido criada em Minas para atender usuários dos municípios mineiros, a rede está aberta para internautas de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário