domingo, 31 de maio de 2009

Dia Mundial sem Tabaco: fumantes experimentam 1º cigarro antes dos 18 anos


JL com INCA

A OMS (Organização Mundial da Saúde) escolheu o tema "Juventude Livre do Tabaco" para celebração do Dia Mundial sem Tabaco 2008 (31 de maio).

O tabagismo é considerado pela OMS uma doença pediátrica, pois a maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro e se torna dependente antes dos 18 anos de idade. Por serem os jovens mais vulneráveis às estratégias de propaganda e marketing, desenvolvidas para captar novos consumidores, o número de novos fumantes nessa faixa etária é preocupante: cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias.

Hoje, todos os 192 Estados-Membros da OMS desenvolvem atividades sobre o tema escolhido e fortalecem a necessidade do controle do tabagismo em todo o mundo. Cada membro adapta sua campanha à realidade socioeconômica e cultural de seu país, respeitando a peculiaridade de cada povo.

No Brasil, o Ministério da Saúde, através do INCA (Instituto Nacional de Câncer), coordenador do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, divulga e comemora, anualmente, o Dia Mundial sem Tabaco desde a sua criação. As constantes parcerias junto as Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Organizações Governamentais e Não-Governamentais, têm proporcionado o desenvolvimento de ações nacionais para sensibilizar e mobilizar a população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

O Dia Mundial sem Tabaco oferece uma grande oportunidade para propor reflexões sobre o consumo do tabaco para toda a sociedade brasileira, sobretudo para profissionais de saúde e de educação, formuladores de políticas públicas e legisladores brasileiros.

Pesquisa divulgada no ano passado pela UFRJ e o Inca mostram que o fumo passivo custa cerca de R$ 37 milhões por ano ao Brasil, com os gastos com atendimento médico e com previdência social.
Leia na íntegra: Midiamax

Nenhum comentário:

Postar um comentário