domingo, 18 de outubro de 2009

Aécio Neves é o candidato preferido no DEM

BRASÍLIA - Principal parceiro dos tucanos na briga pela tentativa de voltar ao poder no ano que vem, deputados e senadores do DEM revelaram que, se fossem decidir com o coração, o candidato do PSDB preferido pela maioria deles seria o governador Aécio Neves.


Como a decisão deve se dar pela razão, dizem que o cabeça de chapa deverá ser o governador José Serra (SP), apontado como o que tem mais chances de vencer o nome do Governo. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo jornal “O Globo” com a quase totalidade dos senadores e deputados do DEM. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de outubro.

A pesquisa apontou que, dos 48 deputados e 11 senadores ouvidos, a maior parte (33) é contra apoio do DEM a uma chapa puro-sangue do PSDB, enquanto 27 consideraram que dessa forma a oposição teria mais chance de vitória. A chapa puro-sangue foi aprovada pelos senadores, mas rejeitada pelos deputados. O nome mais citado pelos parlamentares para compor uma chapa com os tucanos é o do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Dos 56 deputados da bancada, 48 responderam o questionário. No Senado, dos 13 senadores, apenas uma, Maria do Carmo Alves (SE), se negou a votar. Na Câmara, 31 dos 48 deputados ouvidos disseram acreditar que Serra é o nome que disputará a eleição presidencial de 2010, e 17 apostaram em Aécio. No Senado, os números são maciçamente favoráveis a Serra, e a aposta de que ele será o candidato foi cravada por 11 senadores, com apenas um voto para Aécio.

O resultado da enquete aponta alguns conflitos de interesses, evidenciando que os parlamentares do DEM, além de divididos, estão inseguros com o futuro da oposição em 2010.

Quando perguntados sobre qual dos dois governadores tucanos preferiam ter como presidenciável em 2010, o mineiro ganha tanto na Câmara quanto no Senado. Aécio é o preferido de 27 deputados e seis senadores, contra 17 e cinco para Serra, respectivamente.

Serra volta a ter vantagem sobre seu colega de Minas quando a pergunta é sobre qual dos dois nomes do PSDB tem mais chances de vencer em 2010: 26 deputados e nove senadores responderam Serra, contra 19 deputados e três senadores que indicaram Aécio.

“Gosto muito do Aécio, mas o Serra tem mais chance. É um grande gestor”, disse a senadora Kátia Abreu (TO). “Gosto muito do Aécio, mas a candidatura Serra tem uma presença mais forte nacionalmente. Isso o coloca numa posição mais privilegiada do que a de Aécio”, justificou o senador Marco Maciel (PE).

A preferência por Aécio Neves foi explicitada pela maioria dos democratas, principalmente na Câmara, onde ele já foi presidente. Apontaram seu carisma e simpatia como importantes na briga com o candidato do PT, principalmente se for confirmado o nome da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A divisão maior no DEM é sobre a possibilidade de uma chapa exclusiva formada por tucanos: 19 deputados e oito senadores aprovaram a chapa puro-sangue; mas a maioria, 29 deputados e quatro senadores, não concorda com a possibilidade de o DEM ficar fora da chapa presidencial. Parlamentares como José Carlos Aleluia (BA), um dos nomes citados pelos colegas para ser o vice, é enfático: “O DEM não deve abrir mão da chapa com o PSDB. Até porque é o principal parceiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário