quinta-feira, 24 de setembro de 2009

BDMG apresenta concerto Minas Colonial – música mineira da Estrada Real


Para comemorar 20 anos de atuação, o Coral BDMG apresenta o concerto “Minas Colonial– a música colonial mineira da Estrada Real”, interpretando peças de compositores da maior importância na música colonial de Minas Gerais. O evento acontece nesta quinta-feira (24), às 20h, no coreto da Praça da Liberdade em Belo Horizonte com entrada franca.

O concerto terá a regência do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira e acompanhamento no teclado por Josinéia Godinho, organista do órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé de Mariana. A execução das peças será precedida de apresentação explicativa sobre sua elaboração, o compositor e sua inserção na cultura musical e na história de sua época.

Desde 2005, o Coral BDMG percorre o Circuito Turístico da Estrada Real realizando concertos da música composta em Minas Gerais no século XVIII e início do século XIX nas igrejas coloniais, resgatando composições que representam a altíssima qualidade da produção musical que se desenvolveu naquela época. São peças dos compositores da região de Ouro Preto e Mariana, Pe. João de Deus de Castro Lobo, Marcos Coelho Neto e Jerônimo de Souza Lobo; do Serro e Diamantina, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita; de Tiradentes, São João del-Rei e Prados, Manoel Dias de Oliveira e Pe. José Maria Xavier; e, em homenagem às demais cidades e aos demais compositores, muitos anônimos, Antônio Lopes Serino a quem se atribui a Ladainha, cópia encontrada no Curral del-Rei, hoje, Belo Horizonte, mas de origem desconhecida, como seu autor.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário