terça-feira, 14 de julho de 2009

Palácio das Artes apresenta obras de Villa Lobos e Debussy


A edição da Série de Concertos no Grande Teatro do Palácio das Artes apresenta a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o coro feminino do Coral Lírico de Minas Gerais, nesta quinta-feira (16). Sob regência do maestro Charles Roussin, as solistas convidadas: a soprano Rosana Lamosa e a mezzo-soprano Luciana Monteiro interpretarão obras dos compositores célebres Villa Lobos e Debussy. O concerto será às 20h30, com preços especiais: R$ 10 a R$ 15.

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada no dia 2 de setembro de 1976. Desde sua criação, a Orquestra vem cumprindo o papel de difusora da música erudita para o grande público. Sempre aprimorando a excelência de sua performance, a Orquestra diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.

O maestro Charles Roussin graduou-se em Violão Clássico e em Regência de Orquestra pela UFMG. Fundou a Orquestra de Câmara de Itaúna e a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com as quais tem se apresentado em diversos estados brasileiros. Em 2004, Roussin foi nomeado regente titular do Coral Lírico do Palácio das Artes, cargo que ocupou até 2006, quando passou a lecionar na Escola de Música da UFMG e assumiu a direção artística da Semana de Música de Ouro Branco. Charles Roussin dedica-se intensamente à divulgação da produção brasileira contemporânea.

Em 19 de abril de 2009, o Coral Lírico de Minas Gerais completou 30 anos. Nessas três décadas, os músicos continuam a exercer a qualidade da versatilidade do repertório, que inclui desde a música renascentista até óperas, operetas, oratórios, concertos sinfônico-corais e a capella. Atua, freqüentemente, ao lado das Orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais. Em sua trajetória, o Coral Lírico teve como regentes os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Márcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin e vários maestros convidados. Atualmente, é regido pelo maestro Afrânio Lacerda.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário