sexta-feira, 17 de julho de 2009

Festival de Cachaça em Salinas tem apoio da Emater-MG


Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e outros parceiros, a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) realiza, de sexta-feira (17) a domingo (19), o Festival Mundial da Cachaça. O evento que acontece em Salinas (Norte de Minas) e chega à sua 8ª edição, começou por iniciativa da Escola Agrotécnica Federal de Salinas em parceria com a Emater-MG, que também foi a incentivadora da criação da Apacs. Durante a realização do festival, a empresa pública mineira manterá um estande com material informativo.

“A Emater-MG dá todo o suporte para os produtores não só da cachaça, mas também da cana-de-açúcar. Atuamos inclusive como um elo entre os produtores e os consumidores, mas sempre com isenção, auxiliando para atender melhor a ambos”, afirma o gerente da unidade regional da Emater-MG de Salinas, Reginaldo Ângelo de Sousa. Hoje, segundo o extensionista local Jarbas Barbosa Bittencourt, existem no município 20 fábricas de cachaça individuais e quatro coletivas, além de sete engarrafadoras (empresas que compram a bebida de produtores e as rotulam com marcas próprias). No total, ainda de acordo o técnico, o município de Salinas tem 55 marcas de cachaças.

Bittencourt salienta que a empresa tem contribuído ativamente para o fortalecimento da produção da bebida. Entre as ações que a Emater-MG desenvolve em favor da atividade, o extensionista pontua a participação em reuniões que tratam da melhoria da produção; oferta de cursos de boas práticas para a fabricação de cachaça; dias de campo; assistência técnica nas lavouras de cana-de-açúcar (matéria-prima da bebida); introdução de novas variedades de cana, nas unidades demonstrativas, em parceria com a Embrapa; e a elaboração de projetos de crédito rural para ampliação e instalação de fábricas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário