segunda-feira, 18 de maio de 2009

Polícia Federal faz operação em 20 estados e no DF para conter pedofilia no orkut



A operação Turko (um anagrama com a palavra Orkut) foi deflagrada nesta segunda-feira pela Polícia Federal para flagrar crimes de pedofilia na rede de relacionamentos Orkut. A data é simbólica, já que o 18 de maio é o dia nacional de combate à esse tipo de crime.  
Serão cumpridos 92 mandados de busca e apreensão por 400 policiais. A polícia conseguiu chegar aos alvos das investigações depois de receber informações repassadas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da pedofilia no Senado, com a colaboração do Ministério Público Federal e da ONG Safernet. Foram 3.500 denúncias apuradas, até chegar nos atuais acusados. 
Durante a operação, serão investigadas fotos de usuário do orkut que costumam ficar ocultas aos demais internautas, por meio da opção de se “trancar” o álbum de fotos na rede. 
De acordo com a Polícia Federal, essa é a primeira operação contra a pedofilia depois que a lei 11.829 foi criada, tornando crime possuir material pornográfico, mesmo que digital, contendo crianças e adolescentes, e naõ apenas publicar ou divulgar. 

Leia mais na integra: Portal O Tempo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário