quarta-feira, 20 de maio de 2009

DER/MG inicia teste para implantação de radares nas MGs


Começou nesta terça-feira (19) e prossegue até sábado (23) o teste, na faixa lateral da MG-010, sentido Belo Horizonte, quilômetro 16, de lombadas eletrônicas, radares fixos e leitores automáticos de placa, que medem também velocidade e possíveis infrações.

O teste é uma das etapas do processo de licitação nº 95/2008, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) que prevê a implantação de redutores de velocidade em 196 locais em todo o Estado. Serão 68 pontos com barreiras eletrônicas ostensivas; 98 com registradores de excesso de velocidade fixo e em 30 locais serão implantados registradores de excesso de velocidade fixo com leitor automático de placas, capazes de verificar se o veículo possui algum impedimento ou infração. O valor estimado do investimento é de R$ 98 milhões, dividido em dois lotes, para a implantação e manutenção do novo sistema. O prazo para o início dos serviços é de 30 dias após a assinatura do contrato, que durará 48 meses consecutivos.

Quatro consórcios participam do teste, exibindo um radar fixo e um redutor de eletrônico de velocidade, que funcionarão 24 horas. Nessa etapa, todas as licitantes, habilitadas nas etapas anteriores, realizam o teste de avaliação dos equipamentos em escala real. Serão avaliados critérios como aproveitamento das imagens capturadas e sistema de reconhecimento automático de placas, entre outros. Os consórcios que tiverem os equipamentos aprovados passam à próxima etapa, que é a proposta de preço.

“A instalação de redutores de velocidade faz parte de um programa que tem como objetivo reduzir o número de acidentes nas rodovias. Vamos instalá-los, prioritariamente, em aglomerados urbanos e locais de travessia, com o objetivo de garantir a segurança dos mineiros, controlando de forma efetiva a velocidade dos veículos”, destacou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário