terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Inaugurada Escola de Conselhos Tutelares em Minas Gerais


Conselheiros tutelares terão a chance de participar de aulas de psicologia, direito e política para melhoria do desempenho

Para preparar melhor os profissionais que atuam diretamente nos conselhos tutelares, foi inaugurada a Escola de Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente em Minas Gerais. A escola é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

A partir de março de 2010, as primeiras turmas iniciarão o processo de capacitação por meio de aulas que envolvem disciplinas como sociologia, antropologia, política, direito e psicologia. A intenção é atender no primeiro semestre no ano que vem cerca de 900 conselheiros e levar, para todas as cidades que tenham uma unidade da Universidade, a oportunidade do treinamento.


A escola representa uma forma de contribuir para o desenvolvimento dos conselhos que atuam na defesa das crianças e dos adolescentes. “Esta parceria vai agregar novos valores aos conselheiros e potencializar as ações em prol das crianças e dos adolescentes de Minas Gerais”, afirmou Janete Gomes, reitora da UEMG.

Outros onze estados do Brasil já contam com a escola. Em Minas Gerais, a capacitação teve inicio em 2003. “Já foram capacitados mais de 3.500 profissionais da área. Juntos, Sedese e UEMG, queremos mostrar a importância das crianças e dos adolescentes para a construção do futuro melhor para Minas Gerais”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho.

Conselhos Tutelares

Com a missão de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos tutelares foram criados em 1990. Cada conselho é composto por cinco membros que são eleitos pela comunidade. Para ser conselheiro é necessário ter mais de 21 anos e residir no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário