segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hemominas promove em Arcos cadastro de doadores de medula


Nesta terça-feira (6), a Fundação Hemominas de Divinópolis vai cadastrar, no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), candidatos à doação de medula óssea, no município de Arcos, na Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, rua 25 de Dezembro, 711, centro, das 13h às 21h. A expectativa é cadastrar cerca de 500 candidatos.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue. A doação de medula óssea é um gesto extremamente importante que pode representar a continuidade da vida para pacientes com aplasia de medula e leucemias.

O candidato à doação de medula óssea deve ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. No dia da coleta, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, doa uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

Mais informações: Fundação Hemominas (31) 3280-7440 e 3280-7455; Núcleo Regional de Divinópolis (37) 3216-6513.


Matéria publicada: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário