quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ciro Gomes avalia candidatura de Aécio Neves



Blog do Josias
O deputado Ciro Gomes, do PSB, fez uma análise esmiuçada das pré-candidaturas do PSDB, postada hoje (5/10) no Blog do Josias. De acordo com Ciro, Aécio é um presidenciável muito forte, capaz de criar para as campanhas eleitorais uma situação inédita e promissora.

Josias ressalta os seguintes pontos da reflexão de Ciro:

1) Muitos partidos da base governista, insatisfeitos com o candidato escolhido, com a indicação de Aécio Neves pelo PSDB migrariam para apoiar sua chapa. Afinal, Aécio defende a continuidade com avanços, a alternativa pós-Lula.

2) Aécio tem condições de prevalecer nos três maiores colégios eleitorais: Minas (onde já sai com uma aprovação de quase 80%); Rio (o Estado com o qual tem muita afinidade e uma relação até mesmo sentimental); e São Paulo (onde contaria com o apoio do governador em exercício e de grande parte do tucanato, todos os que se interessam sobretudo pela vitória do partido).

3) No sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), os dois atuais pré-candidatos do partido têm chances de se destacar de forma semelhante.

4) No nordeste, ambos podem apresentar dificuldades, porém Aécio reduziria ali os efeitos da derrota, com a boa votação que alcançaria no Sudeste. Além disso, ele não entraria na disputa com a rejeição prevista para um presidenciável que tenha passado por São Paulo. Vale lembrar que o discurso de continuidade do governo de Lula também conta bastante em uma candidatura que busque votos nessa região do país.

5) Por último, Aécio, sendo o escolhido pelo PSDB, perturbaria até mesmo a candidatura que Lula apoiar oficialmente, visto que Aécio é o menos oposicionista dos tucanos e é mais capaz de eliminar o discurso de polarização de uma campanha.

E Josias conclui: "por todas essas razões, Ciro acredita que Aécio, hoje empacado no quarto lugar das pesquisas, iria a 2010 com a fisionomia de um favorito". É fácil concordar com Ciro. Difícil é fazer quem se apega a resultados de pesquisas acreditar que, às vezes, arriscar, tendo em mãos avaliações seguras, é bom e necessário...

Fonte: aecioblog

2 comentários:

  1. Ah, Reinaldinho... a fonte é o Aécio Blog. O jornal copiou! Checa as datas lá no blog... rss Abração, Ana Vasco

    ResponderExcluir
  2. O fato é que eu sou sua leitora assídua e você está me devendo algumas visitas! rsss
    Fica à vontade para usar qualquer material ou até para escrever lá o que você quiser.
    Mas corrige isso daqui! Antes tarde do que nunca! rss
    Abraço grande, Reinaldinho! Ana Vasco

    ResponderExcluir