sexta-feira, 29 de maio de 2009

Governo de Minas e Google fazem parceria na educação


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o diretor-geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, assinam, nesta segunda-feira (1), protocolo de intenções que vai permitir a utilização gratuita de um conjunto de softwares oferecidos pela Google Inc., via Internet, a todos os 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores de todas as escolas da rede pública estadual.

É a primeira vez que a empresa norte-americana assina convênio desse tipo com um governo no Brasil.

A celebração se dará durante a visita dos executivos do buscador ao Palácio da Liberdade e que conta com a participação do vice-presidente mundial da Google, Vint Cerf, cientista que inventou o protocolo TCP/IP responsável pela comunicação entre computadores.

O acordo pioneiro com a Google Brasil é uma importante ação do Governo de Minas para promover a inclusão digital dos alunos da rede pública de ensino e de popularização do uso da internet em todo o Estado.

Com este convênio, todos os professores e alunos das 3.920 escolas estaduais terão acesso ao Google Apps Education Edition, conjunto de softwares que inclui serviços de e-mail, mensageiro digital instantâneo, agendas digitais compartilhadas, editor de textos e planilhas, além de editor de páginas de Web.

A parceria ainda prevê suporte técnico para usuários, estudantes e professores, pela comunidade de suporte on-line, moderada pela Google.

Todas as ferramentas disponibilizadas pela empresa poderão ser utilizadas em conjunto com sistemas desenvolvidos por outras empresas da área de tecnologia.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) coordenará programas de treinamento para professores, funcionários e alunos aprenderem a utilizar as novas ferramentas no ambiente educacional.

O sistema de buscas poderá auxiliar os alunos em pesquisas escolares e a ferramenta de criação de sites poderá ser usada nas escolas para divulgação de conteúdos e informações de interesse de suas comunidades.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário