sexta-feira, 22 de março de 2013

Palestra reúne Especialistas para Debater Conhecimento e Oportunidades de Mercado


Fonte: Agência Minas

Na próxima terça-feira (26) acontece, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG, a palestra do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação – Estudantes de Mestrado e Doutorado. 

A proposta é debater o empreendedorismo na universidade e abordar as oportunidades de crescimento a partir de novas ideias. Duas palestras estão programadas: uma direcionada a docentes, com início às 10h; e outra que tem como público alvo alunos da pós-graduação, com início marcado para às 14h.

Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer melhor as propostas do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação, uma iniciativa que se dedica a incentivar e fomentar habilidades de empreendedorismo e inovação em alunos de mestrado e doutorado em diversas de áreas do conhecimento.

Por meio do estímulo da transformação de pesquisa científica em novos negócios, o programa busca fortalecer a cultura da inovação tecnológica no mercado mineiro.

A iniciativa é uma parceria entre o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), o Instituto Inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Estado de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

O auditório da Escola de Engenharia fica no Campus Pampulha, situado na av. Antônio Carlos, n° 6627.  Para mais informações sobre o programa, acesse http://empreender.simi.org.br/

Resultados da primeira edição

Em 2010, quando a 1ª edição do programa foi realizada, foram apresentados 50 planos de inovação. Além do desenvolvimento e melhoria de tecnologias, os planos deram origem a patentes e empresas, expandindo o leque de oportunidades em diversos campos profissionais. 

A metodologia aplicada no projeto baseia-se no Empreendedorismo de Base Tecnológica, uma espécie de seminário vivencial que insere equipes no cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e as desafia a elaborar soluções eficazes, lidando com imprevistos e buscando resultados. 

A revista Minas Faz Ciência publicou uma reportagem sobre o tema em sua edição nº41, disponível para leitura em http://www.fapemig.br/category/revistas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário