sexta-feira, 16 de julho de 2010

Imprensa mineira repercute tentativa de fraude em pesquisa Sensus para beneficiar Hélio Costa

Tucanos questionam pesquisa
PSDB representa contra o instituto Sensus por sondagem que teria irregularidades para favorecer rival
A coligação “Somos Minas Gerais”, que apoia o candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB), protocolou ontem, na Procuradoria Regional Eleitoral, representação contra a pesquisa encomendada ao instituto Sensus pelo PR. Os tucanos apontam três ítens que estariam infringindo a legislação, além de beneficiar o principal adversário, Hélio Costa (PMDB).
Segundo o presidente estadual do PSDB, Nárcio Rodrigues, não consta do material da sondagem os locais onde foi feita a coleta. Ele questiona também a publicação antecipada do resultado por alguns veículos e o direcionamento de perguntas de forma a, supostamente, favorecer o oponente. “É uma pesquisa com sérios indícios de fraude na construção do resultado”, apontou o dirigente, que pediu punição aos envolvidos, inclusive a Clésio Andrade, presidente do PR de Minas.(…)
Hoje em dia – 15/07/2010
PSDB questiona pesquisa suspeita
Coligação do candidato tucano acusa ‘indícios claros de irregularidade’
A coligação “Somos Minas Gerais”, do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB), candidato à reeleição, entrou nesta quinta-feira (15) com representação no Ministério Público Eleitoral contra o Instituto Sensus e o PR, partido aliado, por pesquisa registrada no dia 13 de julho no Tribunal Regional Eleitoral e paga pelo Partido da República, por “indícios claros” de irregularidade e de fraude.
A coligação contesta perguntas incluídas na pesquisa que, segundo o presidente do PSDB de Minas, deputado federal Nárcio Rodrigues, teriam o objetivo de prejudicar a candidatura de Anastasia no início do processo eleitoral. Nárcio acusa a criação de um cenário onde o candidato a governador do PMDB, Hélio Costa, aparece com “quinhentas vantagens” e Anastasia como “cidadão comum”.
(…)
Estados de Minas – 15/07/2010
Tucano contesta pesquisa
Coligação encabeçada pelo PSDB acusa instituto e presidente estadual do PR de beneficiarem candidato do PMDB, Hélio Costa, em consulta eleitoral
A coligação encabeçada pelo PSDB na disputa pelo Palácio da Liberdade acusou ontem o instituto Sensus e o presidente estadual do PR, Clésio Andrade, de fraude em pesquisa eleitoral para beneficiar o senador Hélio Costa (PMDB), principal adversário do candidato à reeleição Antonio Anastasia. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 11 e registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na terça-feira. Representação assinada pelos 13 partidos que compõem a chapa tucana foi apresentada ontem ao Ministério Público Eleitoral (MPE) com pedido de punição para os supostos infratores.
Quatro pontos são questionados pelos tucanos, sendo o principal a redação da pergunta relacionada aos candidatos. Sobre Anastasia diz o texto: “O sr. (a) tem conhecimento, ou ouviu falar, de que Antonio Anastasia foi vice-governador de Aécio Neves e é o atual governador de Minas Gerais, sendo o candidato a governador do PSDB indicado e apoiado por Aécio Neves?”.(…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário