sexta-feira, 16 de julho de 2010

Antonio Anastasia e deputado José Santana falam da aliança do PR com a chapa Somos Minas Gerais


GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA

Sobre a reunião

Bem, eu queria dizer que convidamos, eu e o governador Aécio convidamos, a bancada do PR para esse almoço, o deputado José Santana ficará no nosso chamado núcleo duro dentro da nossa campanha política, para a nossa reeleição, pelo PR, participando ativamente de todos os desdobramentos, e é claro que o chamamos também para discutir já as questões relativas à operação da campanha. Então, o PR é um partido muito importante que está conosco, e naturalmente com seus deputados, com suas chapas de candidatos, já no evento do próximo sábado teremos o PR com muito destaque, e o deputado José Santana aceitou esse nosso convite para ser o representante do PR dentro desse nosso conselho do núcleo duro da campanha. Então, é esse o objetivo da visita do deputado com os seus colegas, deputados estaduais e deputados federais.

O PR trouxe também, governador, as pesquisas eleitorais que eles encomendaram para o Sensus, referente à pesquisa eleitoral mesmo, para esse pleito?

Não. Ainda não

JOSÉ SANTANA

Não, e não foi o PR. Não temos conhecimento, vamos dizer assim, nem a executiva, nem o vice-presidente, nem o secretário, nem o tesoureiro, nem o vogal do partido tem conhecimento tem conhecimento dessa pesquisa.

Mas foi registrada em nome do PR. Não foi encomendada, então?

Porque o PR tem um presidente. Ele deve ter feito a pesquisa, que não é a nossa.

GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA

Governador, e como o partido recebe esse apoio, já que, naturalmente, o PR apoiaria o outro candidato?

Não, desde o início o PR sempre esteve conosco. O PR participou do governo o tempo todo, o PR foi aliado do governador Aécio Neves nas duas campanhas, o PR sempre teve uma participação muito importante no governo do Estado, e, portanto, o PR tem seus prefeitos, o PR é um partido que está na base do governador na Assembleia, e cuja bancada federal sempre teve uma participação muito ativa a favor dos interesses de Minas em articulação com o governo do Estado. Então, desde o início tínhamos muita vontade de ter o PR conosco, como acabou acontecendo. Ficamos muito satisfeitos com o final das tratativas, o PR, volto a dizer, é um dos maiores partidos do Brasil e está conosco. No nível nacional, ele apóia a candidata oficial, e não há problema, porque, cada qual, respeitamos nesse caso. Mas é muito importante que, em Minas, o PR está conosco.

E como será a atuação do PR na campanha?

JOSÉ SANTANA

No meu caso, por exemplo, fui convidado para ficar junto, eu e Danilo de Castro, vamos ficar na parte política da campanha. Vamos coordenar a campanha, junto com os prefeitos, com os vereadores, até porque 70 prefeitos já, do PR, aderiram à campanha do professor Anastasia e do candidato ao Senado Aécio. Isso já está decidido, já temos companheiros do partido coordenando nas regiões, procurando os novos prefeitos e convocando para aliar nessa grande jornada que, tenho certeza, será vitoriosa. Então, o PR nunca ficou fora desse caminho. Desde a primeira hora, quando fizemos uma reunião em Brasília, junto com o presidente do nosso partido, que temos por ele o maior respeito, ficou, por unanimidade, ficou decidido por unanimidade, e com isso foi até feita uma nota oficial, que foi divulgada na imprensa mineira e brasileira, mostrando que os deputados, os parlamentares do PR já tinham decidido participar da chapa com PSDB, com os Democratas, com o PP, inclusive hoje com o PPS, isso foi uma decisão de primeira hora. Saíram algumas notícias na imprensa, falando que parte do partido estaria lutando, talvez, para caminhar com outra candidatura, mas que não foi verdade. E foi consolidado até na própria convenção estadual, onde a maioria absoluta dos parlamentares apitaram pela candidatura que já tínhamos decidido anteriormente, que é o governador Anastasia e o Aécio para o Senado.

O partido não está rachado então, é uma questão só com o presidente do partido, deputado? Como está isso hoje, o partido em relação ao apoio? E só complementando, esses 70 prefeitos representam quantos por cento?

JOSÉ SANTANA

Isso é cerca de 80% do partido e os outros também estão de acordo. Só que eles não compareceram aqui em Belo Horizonte e não subscreveram uma menção de apoio à candidatura do governador Anastasia. Mas todos estão de acordo, prefeitos, nós temos ligados. O PR é um partido forte, nós temos sete deputados federais e não temos só deputados, só prefeitos do PR, nós temos um número significativo de prefeitos, eu tenho mais de 60 prefeitos, os outros também têm mais ou menos nessa proporção, 40, 50, alguns de partidos diferentes, esses partidos menores, e todos eles estão engajados nessa causa. Até porque já fizemos um trabalho, já está sendo coordenado um trabalho, estamos colocando os prefeitos fazendo o trabalho por região. Eles mesmos que vão assumir essa responsabilidade, até porque eles são os representantes maiores de cada cidade de Minas Gerais e vai nos ajudar nessa grande arrancada.

O PR em Minas está unido no apoio ao governador Anastasia e ao Aécio Neves?

JOSÉ SANTANA

Unido por decisão da maioria absoluta dos parlamentares e dos prefeitos que aqui vieram, a Belo Horizonte, se não me engano 68 prefeitos e subscreveram esse apoio. E mesmo os prefeitos de outros partidos que nos apoiam, nós já ligamos para todos eles e todos eles estão imbuídos com esse propósito, trabalhar em favor dessa causa, que é a continuidade do que é bom, do que foi bom para Minas Gerais. É claro que com renovações, pelo talento, pela competência do professor Anastasia, demonstrada não só em Minas, mas no Brasil inteiro. Tenho convicção de que, junto com os parlamentares, com a maioria absoluta de parlamentares, não só na Assembleia Legislativa, mas também na Câmara Federal, juntos vamos trabalhar, continuar trabalhando, pela grandeza aqui do nosso Estado.

Governador, o senhor podia falar do reposicionamento dos servidores, parece que tem novidade.

ANTONIO ANASTASIA

Bom, na verdade nós temos, no caso do reposicionamento dos servidores, temos os recursos, temos orçamento, temos a vontade, o direito já está garantido e adquirido e dependemos só da autorização da Justiça Eleitoral para fazer o pagamento.

Governador, além da educação, que já está sendo muito discutida pelos candidatos, a saúde é uma outra questão que é muito cobrada pelos eleitores. Quais serão as principais do PSDB para melhorar a saúde de Minas?

A saúde sempre, toda enquete, pesquisa que nós temos, a saúde é sempre a primeira, envolve o bem mais importante que nós temos que é a vida. Então em matéria de saúde já avançamos bastante no Estado através de um projeto chamado Pró-Hosp, que é interiorização e a construção das Unidades Básicas de Saúde. Foram quase duas mil ao longo desses anos. Mas ainda há muito o que fazer. E uma proposta, que será uma proposta âncora, importante no nosso plano de governo que está sendo preparado e ultimado agora, é a ideia de construirmos os grandes hospitais regionais, porque são hospitais com uma estrutura muito boa, como estamos reconstruindo agora em Uberlândia, estamos construindo em Sete Lagoas, em Divinópolis, Juiz de Fora, temos de fazê-lo em todas as cidades pólo e das micro-regiões mineiras. São hospitais importantes, que tenham condições de dar uma assistência bastante efetiva às pessoas. Porque a saúde é dividida em dois grandes grupos, digamos assim. Um é da prevenção e o do tratamento. Então a prevenção nossa já é muito efetiva. Minas tem grande número de equipes de Saúde da Família, já tem uma boa orientação, mas precisamos melhorar ainda a questão da terapêutica, o tratamento, melhorando as instalações, criando mais Unidades Básicas de Saúde e, ao mesmo tempo, instalações de hospitais regionais e de instalações que permitam, também, com pronto-socorro, é claro, dar um atendimento bastante objetivo para melhorar a saúde. Essa vai ser uma prioridade muito importante no nosso plano de governo.

Tem outros partidos representados nesse núcleo duro da campanha, que o senhor chama?

Sim, teremos outros partidos, não há dúvida de que os partidos que compõem a nossa coligação participarão desse núcleo duro. Estamos com deputado Zé Santana, que, como não é candidato à reeleição terá um papel muito efetivo na coordenação geral da campanha, juntamente com o secretário Danilo, que está deixando o governo para se dedicar a essa coordenação. E os outros partidos também participarão, claro, todos que compõem a nossa composição, que são12 partidos, vão naturalmente participar efetivamente desse esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário