quinta-feira, 27 de maio de 2010

Chefs apresentam experiências no CMRR em Belo Horizonte

Zarife realizou a receita de uma paella mineira com os alunos do projeto

BELO HORIZONTE (26/05/10) - Nesta quarta-feira (26) dois chefs de cozinha de renome internacional, que participam do projeto Sabor e Saber, a espanhola Beatriz Sotelo e o mineiro Rodrigo Zarife, apresentaram palestras para alunos e ex-alunos do projeto Chefs do Amanhã. Foi feita também a degustação de uma receita de paella mineira. O evento aconteceu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

Zarife se encantou com o projeto Chefs do Amanhã e se disponibilizou como voluntário para dar aulas no curso. “A ideia é fantástica, acredito que será uma excelente oportunidade para troca de experiências com esses jovens”, ressaltou o chef mineiro.

Esta ação é uma iniciativa dos parceiros do Chefs do Amanhã, que é realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Associação Brasileira de Gastronomia e Cultura (Arbórea), Mercado Central, e CMRR.

A diretora executiva do CMRR, Denise Bruschi, ressaltou a importância do evento e a grande oportunidade que é para o Centro receber os chefs de cozinha e os alunos e ex-alunos do Chefs do Amanhã.

O coordenador especial de Juventude, Roberto Tross, destacou o trabalho do projeto e afirmou que a Seej busca criar boas oportunidades para os jovens mineiros.

O projeto social que já acontece nas dependências do CMRR e do Mercado Central de Belo Horizonte passará também a ser realizado nas dependências do Centro Universitário UNA. Durante o evento foi firmado o termo de cooperação técnica entre a universidade e a Seej.

O encerramento do evento foi a degustação da paella mineira, preparada pelo chef mineiro com a ajuda de ex-alunos do Chefs do Amanhã, e tendo como apoio a equipe da Cozinha Experimental do CMRR.

Chefs do Amanhã

O Programa Chefs do Amanhã é uma iniciativa da Seej, por intermédio da Coordenadoria Especial de Juventude e em parceria com as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), do Servas, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do CMRR, da Prodal Banco de Alimentos, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e do Mercado Central, que se uniram para desenvolver cursos de capacitação para jovens, com enfoque na geração de emprego e renda. O curso é ministrado por professores e estagiários da Arbórea.

O principal objetivo do curso é despertar o interesse e a participação de jovens entre 15 e 29 anos, alunos de escolas públicas, para uma nova proposta da culinária: alimentação saudável com a utilização integral dos alimentos, consumo consciente e manipulação correta de alimentos. Participam também jovens que se encontram em centros de recuperação de dependência química ou programas socioeducativos.

Os alunos aprendem na teoria e na prática, noções sobre o controle dos perigos de contaminação, higiene pessoal, cuidados no preparo e cozimento, além dos métodos adequados de congelamento e descongelamento.

O Chefs do Amanhã é voltado para alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, do Programa Educacional Afetivo Sexual (Peas) e dos Centros Socioeducativos, entre 15 e 29 anos. Até o momento, cerca de 300 jovens foram atendidos pelo programa. Mais informações por meio do telefone (31) 3465-1206 ou do email cozinhaexperimental@cmrr.mg.gov.br.

Chefs

Beatriz Sotelo, de apenas 29 anos, é uma das gratas surpresas da alta gastronomia espanhola. Em 2008 foi a vencedora do concurso “Cozinheiro do Ano”, onde competiu com cerca de 1.000 chefs de todo o país e a partir daí passou a ser uma das mais requisitadas. Sócia do A Estación, Beatriz colaborou em vários restaurantes na Espanha e também em Paris. Em 2009 o A Estación conquistou sua primeira estrela, tornando-se referência na alta gastronomia europeia.

O chef Rodrigo Zarife formou-se pelo Senac-MG, estudou e trabalhou durante anos na Espanha e em Portugal sendo apontado como o primeiro chef a divulgar e difundir a gastronomia mineira contemporânea na Europa. Atualmente atua como especialista na preparação de paellas gigantes e é consultor gastronômico de importantes restaurantes e hotéis no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário