quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lula inaugura universidade que não funciona e é vaiado por estudantes em Minas


Lula inaugura universidade que mal consegue funcionar.


Faltam professores, água, acesso; estudantes protestaram na solenidade


A inauguração de dois prédios da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) pelo presidente Lula virou palco para protestos de estudantes que denunciavam os problemas de estrutura. Há falta de acessos ao local, déficit de professores e carência de água. No palanque, o presidente Lula e sua comitiva tiveram de enfrentar os protestos. O governo admitiu falhas e prometeu avaliar as reivindicações.

As obras de um campus avançado para a universidade começaram em 2007, com previsão de entrega em 2012. Dos dez prédios, cinco ainda estão em construção e três sequer saíram do papel, segundo a reitoria, que admite atraso no cronograma. Os dois edifícios entregues ontem abrigam desde agosto cerca de mil alunos, matriculados em seis cursos. Mas só se chega a eles por uma rua de terra ou trilhas de boi. Em dias de chuva forte, carros e ônibus não atravessam a lama, o que tem levado ao cancelamento das aulas. No semestre passado, os alunos perderam 15 dias. Ontem, as vaias dos estudantes chegaram a abafar os discursos da prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Hauesein (PT), e do reitor, Pedro Angelo Almeida Abreu.

A UFVJM tem 54 professores, 26 a menos que o ideal, reconhece a reitoria, que atribui o problema ao MEC. Segundo a instituição, cabe ao governo abrir vagas para docentes. Os estudantes de Serviço Social, por exemplo, reclamam que, para os sete períodos do curso, há sete pessoas para ensinar.

— Estamos voltando aos tempos da escola primária, quando tínhamos uma “tia” para várias matérias — diz Marcos Antunes Lopes, de 21 anos, aluno de Serviço Social e integrante do DCE.

Os alunos reclamam da falta de itens básicos, como bebedouros. Como o sol bate todo o dia no reservatório, não raro alunos da noite bebem água quente. Ontem, representantes do Diretório Central dos Estudantes distribuíram um manifesto no qual reclamam que os prédios funcionam sem alvará do Corpo de Bombeiros.

Também reclamam da falta de água e da climatização dos ambientes.

As obras deveriam custar R$ 30 milhões, mas o orçamento deve estourar. Sobre o cronograma, a UFVJM alega atrasos no repasse de verbas. Diante do palanque, os estudantes estenderam faixas cobrando providências. O ministro da Educação, Fernando Haddad, reconheceu os problemas no palanque e prometeu ouvir as queixas numa reunião com o reitor: — Algumas obras deixaram de estar no cronograma. Vamos avaliar as reivindicações e alocar recursos. A região pode ser pobre, mas a qualidade de ensino não tem que ser pobre.

Em seu discurso, Lula se dirigiu aos estudantes e os incentivou a brigar “pelo melhor”, mas, em tom de recomendação, cobrou respeito às autoridades.

Exaltou os números de seu governo. E criticou a elite do país por, segundo ele, não se preocupar com a geração de oportunidades na educação: — A elite brasileira, por muito tempo, foi perversa, porque estudava, mas não queria que o povo estudasse — disse.



Um comentário:

  1. DEUS JA CORTOU 2 DEDOS DE LULA E PODE CORTAR O RESTO ,DEUS NAO E DEUS DE MENTIRA INAUGURAR UNIVERSIDADE QUE NAO FUNCIONA ,COMO OS DEDOS DELE ,DEUS NAO DORME NAO FAZ PARA SEU IRMAO AQUILO QUE NAO QUER PARA VOCE ?
    DEUS NAO AGRADA DE GOVERNO CORRUPTO ,QUEN FEZ O
    AVIAO ? UM MINEIRO SANTOD DRUMONH DE ANDRADEMINEIRO
    EM MONTES CLAROS A QUERIDA CIDADE DA PRIMEIRA ESPOSA DE LULA SO TEM UM VOO POR DIA -SE OS URUBUS DECIDIEM DORMIR :
    OS HOSPITAIS SAO AS CARNIFICIANS HUMANAS, A VIOLENCIA SEM CONTROLE, A DENGUE AQUI 500 CASOS POR MEZ ISTO NA MIDIA DEUS SABE QUANTOS JA MORRERAM ,O INNSS NEGA AXILIO DOENCA PARA OS SEUS BENEFICIADOS ,EU JA ATE APANHEI -LA E FOI PRESA PARA HOSPITAL -LA A MEDICA DE PLANTAO NEM SE QUER ME VIU E MANDOU A ENFERMIRA ME MEDICAR SANTA CASA DE MISERIA DE MONTES CLAROS ELE MESMO PERDEU O SEU PRIMOGENOTO E SUA INESQUECIVEL ESPOSA POR FALTA DE CONDICOES MEDICAS A NOTICIAA -SE ENTCONTRA NO NO SIDE DA RADIO 89 FM WWW.RADIO 98 FM MONTES CLAROS MINAS GERAIS,FRAUD NO INSS DE MONTES CLAROS UM ABSURDO E QUANDO MANDA DENUMCIA PARA BRASILIA LULA DIZ PARA QUE VOCE TEM GOVERNO ,ELE E QUEM TI REPRESENTA ,DEPOIS ELES SE AJUNTAS COM SUAS CUMBINAS VAO FAZER FESTAS COM TUDO GRATIS COM O NOSSO SUADO DINHEIRO :
    A IRA DE DEUS VIRA SOBRE TODOS AQUELES QUE PENSAM ENGANAR ELE .
    AS LEIS DO PAIS ELES FAZEM PARA PROTEGER ELES MESMOS ,MAS A LEI JUSTA VEM COM A ULTIMA PALAVRA
    DE DEUS GEOVA DEUS QUE FEZ O CEU E TRRA ELE FEZ
    ELE PODE DEZFAZER EM SEGUNDOS S PAULO ,RIO HAITI
    TODAS AS COISAS DEUS CONTROLA ,SAIBAM DISSO ,CADA UM DARA CONTA DE SUAS OBRAS SENDO ELAS BOAS OU MAS NO DIA DO JUIZO .
    CLAMO DEUS PELO NOSSO PAIS MISERICODIA E PIEDADE
    DO NOSSO POVO SOFRIDO :

    ResponderExcluir