segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Governo Aécio Neves implementa planetário de última geração no Circuito Cultural da Praça da Liberdade


Visualizar o céu a partir de qualquer local do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro. É o que permite uma das principais atrações do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o planetário de última geração cuja implantação foi finalizada nesta sexta-feira (5). Os equipamentos custaram cerca de R$ 3,5 milhões, de um total de R$ 13 milhões já investidos no espaço, que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e é resultado da parceria TIM, UFMG e Governo Aécio Neves

O planetário, importado da Alemanha, possui um sistema de projeção digital, com tela 360°, que permite transformar o ambiente em espaço multimídia. Sua cúpula, de 8,5 metros de diâmetro, pode ser usada para projeções astronômicas ou outros tipos de exibições artísticas e científicas. Localizado no último andar do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o planetário reproduzirá cenas do céu para cerca de 60 pessoas por sessão.

“O equipamento é formado por duas partes; uma é a máquina planetária clássica, que reproduz na cúpula o céu como visto de qualquer local do planeta, em qualquer época, e a outra consiste em dois projetores de imagens digitalizadas, como se fosse um cinema 360°. Como a imagem é projetada em uma cúpula hemisférica e os observadores ficam dentro dessa cúpula, tem-se a sensação quase perfeita de tridimensionalidade”, explica o astrônomo e professor de astronomia da UFMG, Renato Las Casas, que apresentou o planetário à imprensa ao lado da curadora do Espaço, Patrícia Kauark, e dos técnicos alemães e brasileiros responsáveis pela instalação. Os alemães ficaram cerca de 15 dias em Belo Horizonte finalizando a montagem do planetário e treinando os monitores no local, em conjunto com os professores da UFMG.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário