sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cemig e Prefeitura de Belo Horizonte farão inventário das árvores da cidade




A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) assinam, nesta sexta-feira (11), convênio para realização do inventário da arborização urbana da capital. Esse inventário é fundamental para o conhecimento das características das árvores urbanas e para o manejo adequado e eficaz em cada uma delas.
O inventário consiste no levantamento de 235 mil árvores, que serão georreferenciadas, coletando dados como espécie, altura, diâmetros da copa e do tronco, estado fitossanitário e cova, além da existência e características de elementos urbanos em seu entorno (edificação lindeira, passeio, rede de energia elétrica etc.), entre outras informações. Dependendo da avaliação individual, será verificado se há necessidade de poda ou de remoção e substituição. O custo desse projeto, estimado em R$ 3 milhões, será dividido entre a Cemig, por meio do Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes – Premiar, e a PBH.

Premiar

O Premiar, lançado em março deste ano, prevê a definição e implantação de políticas e ações conjuntas voltadas para o manejo da arborização urbana. O objetivo é assegurar os benefícios que a vegetação proporciona aos cidadãos e a qualidade do fornecimento de energia elétrica, ao reduzir as interrupções causadas por árvores.Para isso, a Cemig adota ações como a poda, manejo da arborização urbana juntamente com as prefeituras, substituição de redes convencionais de distribuição de energia por redes protegidas e isoladas, permitindo a convivência harmônica com a copa das árvores, e plantio de espécies compatíveis com o local e com a rede elétrica que atende os consumidores.


Matéria publicada: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário