quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Evento debate inovação tecnológica, siderurgia e mineração


Desde domingo (22) a cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado, é palco do 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas & 10º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro. O evento organizado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) . Haverá cursos e palestras no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O tema central do encontro é inovação tecnológica e os paradigmas da siderurgia e mineração.

De acordo com o diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, o objetivo é disseminar o conhecimento técnico e científico e, desta forma, contribuir para o progresso e desenvolvimento dos profissionais, das empresas e do país já que o Brasil é um grande produtor de aço e minério de aço.

Para a coordenadora de projetos de inovação tecnológica em minério de ferro da Vale, Vânia Lúcia de Lima, é necessário aprimorar a exploração mineral e os processos de aproveitamento de minérios com redução do impacto ambiental. “Um bom exemplo é a produção do ferro gusa verde, originado do reflorestamento. O único problema é o autoinvestimento em florestas plantadas”, ponderou. Segundo Vânia, temos que evoluir muito para ter mais eficiência, mas já é possível destacar saldos positivos. “A capacidade de exploração brasileira passou de 50 milhões de toneladas de minério de ferro para 300 milhões de toneladas nos últimos 10 anos e isso se traduz em tecnologia”. Ela também destacou a criação do Polo Mineral e Metalúrgico como meio de integração entre as empresas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário