Teatros, festivais de arte, apresentações de grupos populares, palestras, oficinas e gincanas são algumas das dezenas de atrações que estão acontecendo desde o começo do mês de setembro em todo o Estado. Dentro da programação da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, acontecerão mais de 1500 eventos, agitando 474 municípios de várias regiões mineiras até outubro.
A ação, promovida pelo governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais eInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), é pioneira no país e tem a chancela do Ano da França no Brasil 2009, uma vez que tem forte inspiração na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Na França, as jornadas são realizadas desde 1984 com a finalidade de valorizar e compartilhar a memória e o patrimônio histórico, junto às comunidades.
Em Belo Horizonte, a programação começou no dia 1º de setembro, com a chegada das primeiras turmas para a visita guiada no Museu de Artes e Ofícios. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, as atividades planejadas para a jornada tiveram início no dia 2, com a inauguração da Exposição “Museu a Céu Aberto”. A mostra, que tem o tema “Uberaba: a cidade revelada entre narrativa, patrimônio e memórias”, é itinerante e será exposta em diversos locais de grande circulação na cidade.
Leia mais na integra: Minas em pauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário