sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Fapemig cria bolsa de iniciação científica internacional


O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou a criação do Programa de Iniciação Científica Internacional. Essa modalidade terá como público-alvo estudantes de graduação e instituições interessadas no intercâmbio científico. O Programa funcionará em duas vias, ou seja, candidatos mineiros podem apresentar proposta para o exterior, assim como candidatos de outro país (cujas agências assinarem acordo com a Fapemig) podem apresentar proposta, no país de origem, e vir para Minas Gerais.

Para os candidatos mineiros, a Fundação irá financiar as passagens aéreas de ida e volta e o país receptor disponibilizará bolsa para custeio do candidato pelo período de estada no exterior. No caso do candidato estrangeiro em Minas Gerais, a agência estrangeira financia as passagens aéreas de ida e volta e a Fapemig financia bolsa para o custeio do candidato no período de estadia no Estado.

Ao todo, serão investidos R$500 mil por ano no Programa, que terá duração de três anos, podendo ser renovado em 2011 mediante avaliação conclusiva de resultados. As propostas serão julgadas pela diretoria científica, que poderá solicitar parecer das Câmaras de Assessoramento com base nos critérios de mérito, relevância e qualidade da proposta. Serão consideradas também a instituição de destino e o conhecimento de língua estrangeira do candidato. O Programa entrará em vigor a partir da publicação da deliberação do Conselho no Diário Oficial.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário