terça-feira, 22 de junho de 2010

Antonio Anastasia inaugura túnel de acesso à Cidade Administrativa


O governadorAntonio Anastasia entregou, nesta segunda-feira (21), as obras do novo acesso à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Com 640 metros de extensão, a nova entrada inclui uma pista marginal à MG-010, no sentido Aeroporto Internacional e um túnel de 156 metros de comprimento por 21 metros de largura, construído sob a rodovia MG-010, composto por três faixas para veículos de passeio, uma faixa para ônibus, ciclovia, passeio lateral e faixa de segurança. O investimento foi de R$ 65,89 milhões.

“É uma obra não só muito bonita, mas, mais do que isso, é uma obra funcional, que fazia parte desde o início da concepção da Cidade Administrativa. É um túnel, que sob o ponto de vista da engenharia está a 1,5 metro tão somente da pista de rolagem, então isso é um ponto importante”, explicou o governador.

O gerente de obras da Cidade Administrativa, Reinaldo Alves Costa Neto, explicou como o novo acesso vai facilitar a chegada das 20 mil pessoas que passarão pelo local diariamente.

“Quem vinha do centro de Belo Horizonte tinha a obrigação de seguir direto e fazer o retorno no viaduto do bairro Morro Alto. Isso fazia com que o fluxo de tráfego vindo de Belo Horizonte se ajuntasse ao fluxo vindo das cidades circunvizinhas - Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Sete Lagoas – condensando por demais a entrada Norte da Cidade Administrativa. Com essa inauguração, a gente divide em dois terços a entrada da Cidade que se dará pelo túnel e um terço vindo pelo viaduto. É uma solução de tráfego muito importante e que permitirá maior conforto aos usuários do complexo”, detalhou.

Atualmente, 4 mil servidores já trabalham na Cidade Administrativa. Foram transferidos os funcionários da Governadoria, Gabinete Militar, das Secretarias de Estado de Governo, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, além do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Nesta segunda-feira (21), foram transferidos os servidores da Prodemge.

A transferência dos servidores estaduais para a Cidade Administrativa está sendo feita de maneira gradativa, desde o início de março, quando a nova sede do Governo de Minas foi inaugurada. A previsão é que, entre servidores e visitantes, a Cidade Administrativa receba 20 mil pessoas diariamente, a partir de outubro, quando todos os 16 mil funcionários tiverem sido transferidos.

Com a inauguração do túnel, Reinaldo Alves Costa Neto explicou que todas as estruturas previstas para a Cidade Administrativa estão concluídas. “Após essa inauguração, o túnel de acesso à Cidade Administrativa passa a integrar o sistema viário de Belo Horizonte e essa obra completa a Cidade Administrativa”, explicou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário