sexta-feira, 19 de março de 2010

Aécio e Anastasia visitam obra do Circuito Cultural Praça da Liberdade


BELO HORIZONTE (19/03/2010) – O governador Aécio Neves e o presidente da Vale, Roger Agnelli, visitaram, nesta sexta-feira (19), as obras do Memorial Minas Gerais Vale, um dos centros culturais que formam o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Instalado no antigo prédio da Secretaria da Fazenda, o museu vai mostrar ao público a memória do Estado, desde o século XVII até o cenário contemporâneo.

Após visitar três salas já concluídas do Memorial, o governador disse que o Circuito Cultural Praça da Liberdade é um sonho que está se concretizado. Criado em 2003, o complexo de cultura está sendo implantado pelo Governo de Minas, em parceria com empresas públicas e privadas, e tem o objetivo de dar novos usos aos prédios históricos do entorno da Praça da Liberdade, transformando-os em centros de cultura que vão oferecer atividades culturais, científicas e de lazer à população.

"Em agosto todo esse conjunto estará pronto, portanto inaugurado. Na próxima semana outros prédios estarão sendo abertos. Então, nós estamos, felizmente, entregando à população já nesses dias finais do governo, aquilo que era um grande sonho nosso. Quando planejamos a Cidade Administrativa, planejávamos entregar aquilo que foi a praça do poder durante mais de 100 anos de fundação de Belo Horizonte, para o povo. Hoje, de forma definitiva, essa é a praça do povo", disse o governador, em entrevista.

Dois espaços do Circuito Cultural serão entregues à população nos próximos dias. O Espaço TIM/UFMG do Conhecimento será inaugurado no domingo (22); o Museu das Minas e do Metal EBX, na segunda-feira (22). Ainda estão em obras o Centro Cultural Banco do Brasil e o Centro de Arte Popular Cemig. O complexo cultural está sendo implantando nos prédios públicos da Praça da Liberdade, com investimento de cerca de R$ 90 milhões.

O Circuito Cultural é formado ainda pelo Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e o Palácio da Liberdade, todos eles restaurados ou revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública.

Memorial

O governador e o presidente da Vale visitaram três salas do memorial: a Casa da Ópera, Panteão da Política e Vilas Mineiras (Sec. XVIII e XIX). A previsão é de que todo o memorial seja inaugurado no segundo semestre deste ano. Antes da visita, eles assistiram à apresentação de integrantes do grupo Ponto de Partida, coordenado pela diretora Regina Bertola.

Formado por 31 salas, o memorial será dividido em três eixos: Minas Visionária, Minas Imemorial e Minas Polifônica, retratando o universo dos escritores mineiros, o mundo das fazendas, das tribos indígenas e quilombos, do barroco, das festas populares, do artesanato, da política, e da arqueologia do solo mineiro.

"Estou encantado e confesso que absolutamente surpreso com o que eu vi. Vai mostrar algo para essas novas gerações de mineiros que a minha geração não teve o privilégio de conhecer. Ficamos emocionados e encantados. É algo que não existe certamente no Brasil, não existe no mundo. A forma como a Vale conseguiu mostrar as várias minas, os vários momentos da nossa história, da nossa civilização é algo que vai encantar os mineiros", disse Aécio Neves.

Na sala Panteão da Política Mineira, o governador e o presidente da Vale assistiram aos diálogos de personagens históricos. Vários quadros emolduram telas de vídeo que mostram personagens conversando entre si. Na Casa da Ópera, espaço interativo inspirado no teatro do Século XVIII, o governador conheceu a descrição do projeto museográfico a partir da explicação do designer Gringo Cardia. Ele também visitou a sala das Vilas Mineiras, onde uma grande maquete representa cidades mineiras e vários ambientes.

O antigo prédio da Secretaria de Educação foi totalmente restaurado com projeto de do arquiteto Flávio Grillo. A adaptação para abrigar o memorial foi realizada com projeto dos arquitetos Humberto Hermeto, Carlos Maia, Débora Mendes, Eduardo França e Igor Macedo premiados em concurso nacional realizado pelo Governo do Estado em parceria com a empresa.

Parceria

Durante a visita, o presidente da Vale, Roger Agnelli, destacou a importância da parceria para implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O memorial está previsto para ser inaugurado no início do segundo semestre.

“Há muitos anos a gente faz a manutenção da praça, uma parceria muito legal. E a ideia do governador Aécio de transformar aqui em um boulevard cultural, um boulevard histórico de Minas é muito bacana. O memorial vai encantar porque está muito bonito. Fiquei encantado. A história de Minas está na história da Vale e a Vale está na história de Minas”, disse.

O museu também terá espaços dedicados às músicas de câmara e eletrônica, além de salas que homenageiam grandes nomes da cultura mineira. Um cyber lounge com 19 pontos de internet será local de descanso para os visitantes, que poderão ler, ouvir música ou assistir a clipes em telas de cinema. Também contará com galeria de arte contemporânea para jovens artistas, auditório com capacidade para 100 pessoas, e cafeteria com iguarias típicas de Minas.

O designer Gringo Cardia afirmou que o Memorial Minas Gerais será um ponto de encontro social, pois oferecerá salas gratuitas para internet e cafeteria. Ele desenvolveu o projeto a partir de amplo levantamento realizado por um grupo de pesquisadores e historiadores.

“Foi um grande desafio percorrer o Estado e sintetizar Minas Gerais em um mesmo espaço. É um mérito contar a história do Estado em um mesmo espaço. Não existe nada no Brasil assim”, afirmou.

INAUGURAÇÃO
Domingo, dia 22/03, às 16:00 h.

Logo após a inauguração vai acontecer um encontro de músicos para um grande show na Praça, com Milton Nascimento, Fernanda Takai, J Quest, Lô Borges, Marina Machado e muita animação.

Estão todos convidados e convidem seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário