segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Governo Aécio neves ampliou certificação de cachaças e alambiques em 2009


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu a certificação de 133 cachaças, de 107 alambiques, em 2009. Das marcas licenciadas, 29 são cachaças orgânicas, produzidas sem a utilização de agrotóxico e adubos químicos, 74 são convencionais, e quatro são produzidas pelo sistema SAT, sem agrotóxicos, porém com adubos. A expectativa para 2010 é que 150 marcas sejam certificadas, meta prevista no Projeto Estruturador Certifica Minas, gerenciado pelo Instituto.

Até o fim de 2008, apenas 10 produtores tinham o selo e 54 estavam em processo de certificação e meta do IMA, de certificar 100 cachaçarias até o fim de 2009, foi cumprida .

O programa de certificação de produtos agropecuários e agroindustriais do IMA é voltado para produtores de cachaça produzida artesanalmente, com fermento natural e destilada em alambique de cobre.

No momento de requerer a certificação, o produtor pode optar por três sistemas produtivos da cana, o sistema orgânico, o SAT e o sistema tradicional. No primeiro, a cana deve ser cultivada sem agrotóxico e adubo químico. Já no SAT não pode ter aplicação agrotóxicos e o uso do adubo químico é permitido. E no tradicional é permitido o uso de agrotóxicos e adubos químicos indicados para esta cultura.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Um comentário:

  1. He He Governador, e dai-lhes Catia.Como eu admiro e amo este cara chamado Aécio, vou limitar o meu comentário. Boa sorte Aécio Neves, nosso futuro Senador da República.

    ResponderExcluir